Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Segundo dia de Congresso Brasileiro e CODS discute turismo e governança

A programação segue até amanhã (31), na UNAMA Ananindeua
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 30/08/2018 - 22:02 - Atualizado em: 31/08/2018 - 15:32
Imagem mostra auditório durante evento
Quanto mais os recursos forem raros e imparcialmente imitáveis, melhor será a potencialidade do turismo de um local

O segundo dia de programação do II Congresso Brasileiro de Gestão e IX Colóquio Organizações Desenvolvimento & Sustentabilidade iniciou a sua programação desta quinta-feira (30) com sessões de apresentações de artigos por eixos temáticos relacionados a práticas de gestão organizacional, relações sociedade, Estado e Mercado para o desenvolvimento e gestão social e desenvolvimento local. A UNAMA- Universidade da Amazônia, campus Ananindeua, foi palco de grandes discussões com professores de diversas localidades a partir dos painéis temáticos, que começaram as discussões sobre a Gestão de Recursos e Competitividade na Cadeia da Hospitalidade.

Quanto mais os recursos forem raros e imparcialmente imitáveis, melhor será a potencialidade do turismo de um local, segundo dados da palestra proferida pelo professor Dr. Ely Laureano Paiva, da Fundação Getúlio Vargas, que dividiu a mesa com o professor Dr. Sérgio Gomes, da UNAMA. “Também se percebe uma necessidade de valorização de profissionais técnicos, a começar com os empregadores oferecendo melhores salários dentro de uma corporação, para que possamos ter uma educação voltada para a formação de tecnologia ao nosso favor”, destacou o mediador da mesa, o professor Dr. Fernando Palácios.

O auditório 2 foi o local onde o professor Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer, da Universidade Federal de Viçosa, mostrou as potencialidades do turismo e gastronomia para p desenvolvimento regional endógeno. O professor explicou a questão do turismo como um sinônimo de intervenção direta do Estado, por meio de políticas públicas. “Além disso, as políticas são feitas de maneira articulada com a população. Também surge a gastronomia, como uma forma de renda, resgate de cultura e competitividade entre as cidades”, afirmou.

O papel da governança pública para o adensamento democrático foi o tema central da palestra concluinte da programação na mesa transparência e governança pública, com o professor Dr. Marco Antônio Carvalho, da Fundação Getúlio Vargas, e a professora Dra. Luciana Rodrigues, da UNAMA. A mesa foi coordenada pela professora Dra. Carla Noura, também da UNAMA.  

O terceiro e último dia de Congresso Brasileiro de Gestão e IX CODS continua com a programação amanhã (31), no campus UNAMA-Ananindeua, a partir das 15h.

 

Comentários