Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saúde mental dos jovens é tema central de programação

O bate-papo faz parte da campanha Setembro Amarelo da UNAMA Parque Shopping
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 18/09/2019 - 15:00 - Atualizado em: 19/09/2019 - 14:18
Imagem mostra cartaz do evento
O principal foco da programação é fazer um alerta para a sociedade por conta do Setembro Amarelo
A saúde mental de jovens em prol da valorização da vida será debatida durante um evento organizado por alunos e professores do curso de Psicologia da UNAMA - Universidade da Amazônia, no Parque Shopping. O ciclo de palestras será nessa sexta-feira (20), das 9h às 20h, nas salas de aula e no auditório da unidade. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site: www.extensao.unama.br e levar 1 kg de alimento não-perecível que será doado para instituições de apoio a crianças e adolescentes.
 
O principal foco da programação é fazer um alerta para a sociedade por conta do Setembro Amarelo. A ideia é levar o debate para as escolas, universidades, instituições de saúde e demais setores.
 
A aluna do curso de Psicologia da UNAMA, Samara Lima, analisa o tema como um problema de saúde pública e que é preciso falar. “O evento é uma excelente forma de adquirir conhecimento sobre um tema que precisa ser trabalhado dentro da sociedade como um todo. Falar sobre o assunto e gerar conscientização é determinante e pode mudar e salvar vidas”, ressalta.
 
Maior tentativa de suicídio está entre jovens entre 10 e 19 anos, diz estudo 
 
O Boletim Epidemiológico sobre Suicídio, de 2017, realizado pelo Ministério da Saúde, apontou que cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil, sendo 79% homens e 21% mulheres. “Nessa pesquisa o que chama a atenção é a faixa etária entre 10 a 19 anos com maior tentativa de suicídio. Procurar ajuda é fundamental para mudar esse quadro. A pessoa que estiver sofrendo ou incomodada com alguma questão da sua vida, seja por bullying ou um conflito familiar, deve procurar ajuda especializada para que possamos trabalhar a prevenção”, orienta a professora do curso de Psicologia da UNAMA, Arina Lebrego.
 
Ainda segundo ela, a procura de jovens no plantão psicológico da Clínica de Psicologia da UNAMA, por exemplo, está crescendo nos últimos tempos. “O jovem está exposto a uma realidade cada vez mais globalizada com exigências de vários tipos, seja de qualificação para se inserir no mercado de trabalho, ideais sociais de beleza e qualificação, por exemplo, que são impostos nas redes sociais. Tudo isso são exigências impostas a esse público e se faz necessário oferecer suportes na área da família, Estado e da sociedade para que o jovem consiga manter a sua saúde mental”, afirma.
 
A Clínica de Psicologia da UNAMA funciona no campus Alcindo Cacela, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 21h, bloco F, 1º andar. A modalidade do Plantão Psicológico é realizada de maneira gratuita. Para outras informações, a Clínica atende pelo contato 4009-3012.  “Outros atendimentos também podem ser procurados pela população de forma gratuita como o Centro de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188”, lembra a professora.
 

Comentários