Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Saiba tudo sobre o curso de Serviço Social e como esse profissional é importante na sociedade

A formação em serviço social prepara o profissional para atuar em diferentes entidades tanto da iniciativa pública quanto privada.
Por: 28/07/2022 - 08:31 - Atualizado em: 29/07/2022 - 09:00
A pessoa assistente social trabalha na garantia de direitos e acesso a serviços. Crédito: Freepik
A pessoa assistente social trabalha na garantia de direitos e acesso a serviços. Crédito: Freepik

Escrito por Suellen Fernandes


Serviço social é uma profissão regulamentada e o profissional que exerce a função é chamado de assistente social. Após os anos de formação, é preciso estar registrado no conselho regional de serviço social. A entidade que representa a categoria de profissionais é o Conselho Federal de Serviço Social. Essas são algumas das informações da área, mas tem muitas outras informações e atuações de quem exerce a função. Segue a leitura para conhecer mais da carreira. 

 

O que faz a assistência social
A pessoa assistente social trabalha no apoio de pessoas da sociedade para a garantia de direitos e acesso a serviços. É quem planeja, avalia e executa ações voltadas para políticas públicas no apoio a pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade. No atendimento a crianças e adolescentes, idosos e à família em situação de violência.

Onde atua
A formação em serviço social prepara o profissional para atuar em diferentes entidades tanto da iniciativa pública quanto privada. Certamente você já deve ter visto algum assistente social da prefeitura da sua cidade. Essas pessoas trabalham nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) auxiliando cidadãs e cidadãos para o acesso a direitos. Também têm atuação no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que garante o pleno estabelecimento de direitos da pessoa. Você conhecia essas siglas?

Trabalho em Empresas privadas
Além de poderem atuar no setor público, cada vez mais as empresas do setor privado têm se voltado para uma relação mais humana com seus colaboradores e impactos na sociedade. É nesse ponto que o serviço social é imprescindível. A assistência social desempenha o papel de aplicar benefícios, orientar para implantação de políticas internas e de responsabilidade social de dentro para fora das instituições privadas.

Serviço Social em escolas
Entidades do serviço social e da psicologia defendem a atuação desses profissionais em escolas da rede básica de ensino público. Existe uma lei defendida pelas classes, a 13.935/2019. Embora seja uma lei mais recente, representantes do serviço social e psicologia defendem a inserção desses profissionais dentro das instituições de ensino há décadas. Você tinha noção dessa lei?

Graduação em Serviço Social
A formação de 4 (quatro) anos ou 8 (oito) semestres, capacita o assistente social para uma visão teórica, investigativa, genérica, gerencial e de monitoramento de políticas sociais. São para os mais diversos setores que a formação conduz o discente: educação, saúde, previdência, habitação, empresas e assistência. 

Entre os conteúdos passados ao longo dos quatro anos, estão antropologia, história do serviço social e uma base teórica e inicial no primeiro ano do curso. 

No segundo ano, disciplinas de direito, pesquisa e sociologia são vistos em sala de aula. 

Nos últimos anos do curso, o aluno passa por disciplinas mais específicas e um estágio com a supervisão de um assistente social. É o período prático do curso, além da realização do projeto de finalização da graduação, o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso).

Serviço social é sem dúvidas uma prestação de serviços essencial para a sociedade e quem exerce a profissão ajuda muita gente a cada dia. A graduação é completa e de uma formação contínua. Se você tem curiosidade de saber mais a respeito do que se estuda em Serviço Social, UNAMA poderá acompanhar as disciplinas para cada ano. 

 

Comentários