Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba qual a importância da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona

Por: 05/05/2023 - 15:29
(Pexels)

Em 5 de maio celebra-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona.  A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2019, como forma de reconhecer o papel e a contribuição do idioma para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humana.

Formada pelas Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que é composta pelo Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, a partir da 14º Reunião Ordinária do Conselho de Ministros realizada em Cabo Verde.

No documento elaborado explica que a Língua Portuguesa é “um vínculo histórico e um patrimônio comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada”. Se contabilizarmos, entre os países que falam a língua no mundo, atualmente, somam cerca de 250 milhões, sendo a maioria brasileiros.

Mas, o que é Cultura Lusofônica?

Em sua etimologia, a origem da palavra lusófono tem origem na junção de luso, do latim “Lusus, i”, filho de Líber - Deus do Vinho, que atribuiu seu nome à Lusitânia, + fono. Para entender melhor, a lusofonia pode ser entendida como “qualidade daqueles que falam a língua dos lusíadas”, lusos ou portugueses. 

Ou seja, existe uma valorização no ensino da língua portuguesa com o intuito de perpetuar essa cultura e manter viva no futuro próximo ou distante. Desta forma a língua não morre! 

Agora que você já conhece um pouco da importância de celebrar o idioma, veja 5 atividades para fazer no dia:

1. Realizar a semana da língua portuguesa, com uma gama de atividades;

2. Passar filmes ou documentários sobre história da língua portuguesa;

3. Propor alguns desafios de trava-línguas;

4. Fazer concursos de redação ou poesia;

5. Reunir os estudantes e realizar encenações teatrais sobre o tema.

Gostou das dicas? Então, aprenda mais sobre esse tema e outros relacionados no curso de Letras - Português da UNG. Aqui você vai longe e alcança seu objetivo com qualidade!

Comentários