Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba os primeiros passos para escolher a graduação certa para você

Antes de decidir qual a graduação ideal para você, é necessário conhecer a si mesmo, bem como saber detalhadamente o dia a dia de um profissional da área almejada
Por: Camilla de Assis 10/01/2017 - 00:00 - Atualizado em: 10/01/2017 - 10:46
Foto: Pixabay
Saiba como escolher a graduação certa para você
A escolha de uma graduação pode ser um momento de muita dúvida para quem deseja ingressar no ensino superior. A realização do curso é um dos caminhos para maiores chances de entrada e consolidação no mercado de trabalho, bem como, consequentemente, do aumento da renda financeira. Mas, para acertar na escolha da área, é preciso refletir sobre fatores pessoais importantes e considerar situações externas, a fim de que não haja arrependimentos sobre o curso escolhido.
 
Para decidir entre as diversas opções de cursos de graduação disponíveis, a dica é conhecer todas as áreas e buscar entender a dinâmica dos profissionais, segundo o coordenador do Núcleo de Empregabilidade do Grupo Ser Educacional, Diogo Galvão. “Se sua expectativa é salário, tem que conhecer os setores em que os profissionais daquela área atuam”, sugere.
 
 
Além disso, é preciso que você saiba exatamente seus gostos e o que te apetece. Não adianta tentar fazer um curso que não tem afinidade somente por conta do mercado de trabalho, é preciso fazer o que gosta para que seja um trabalho bem feito e prazeroso. Diogo Galvão dá algumas dicas sobre os primeiros passos para escolher a graduação perfeita para você. Confira abaixo:
 
Se conheça
 
Conhecer a si mesmo é fundamental antes de ingressar em um curso superior. É importante saber suas afinidades, as disciplinas que mais gosta, as áreas de atuação que mais te interessam. Esteja ciente, também, dos seus pontos mais fortes e fracos. Por isso, os testes vocacionais são recomendados, pois lá os interessados em ingressar em uma graduação terão respaldo para identificar as áreas mais atraentes.
 
Conheça os cursos
 
Saber o que cada curso faz é o primeiro passo para se ter certeza em seguir determinada profissão. Nessa situação, é importante que você vá até o coordenador da graduação e converse com ele. Nessa situação, você vai saber o que faz exatamente o profissional, além de ter perspectiva de mercado de trabalho.
 
Conheça o mercado
 
Ter conhecimento do mercado de trabalho é fundamental para saber os retornos da profissão. Por isso, você deve conhecer bastante como anda o dia a dia dos profissionais, visitando seus locais de atuação. “É importante também saber as médias salariais e as subdivisões de áreas dentro do próprio curso”, explica Galvão. 
 
E aí, gostou das dicas? Conta pra gente!

Comentários