Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba como voltar às aulas de forma saudável e eficiente

Confira cinco dicas para iniciar o semestre de forma produtiva
Por: Katarina Bandeira 26/03/2018 - 09:38 - Atualizado em: 26/03/2018 - 09:44

Foto: Freepik

Começar um novo semestre é iniciar mais um ciclo acadêmico. Conhecimentos serão aprendidos, amigos serão feitos ou velhos companheiros serão reencontrados. Também é tempo de começar uma rotina funcional. Garantir a organização logo no início das atividades letivas fará com que o resultado no fim do período seja ainda mais produtivo. Para te ajudar a voltar às aulas a todo vapor, focado nos estudos e na saúde, preparamos algumas dicas úteis que poderão ser usadas durante todo o ano letivo. Confira!

1. Descubra sua sala!

Saber onde serão ministradas suas aulas é essencial para um começo de semestre sem atrasos. É importante conferir qual o campus sua turma será instalada, além do bloco para qual você deverá se dirigir. Muitas vezes, em um mesmo período, podem ser formadas mais de uma turma, o que pode confundir na hora de buscar a sala.

2. Confira seus horários

Geralmente, no início do semestre, são disponibilizados os horários das disciplinas que você irá cursar. Fique atento ao início das aulas que você irá cursar para não perder nenhuma parte do conteúdo dado pelos professores. Cada minuto é importante para que seu crescimento acadêmico seja completo. Organização é fundamental.

3. Otimize seu tempo

Planeje desde o tempo que irá perder no trânsito, até quais materiais você precisará durante o curso. Isso facilitará o cumprimento de seus horários, assim como deixará mais fácil a execução dos exercícios que serão aplicados durante as aulas. Uma boa organização evita estresses desnecessários, atrasos e facilita na hora de absorver o conteúdo.

4. Capriche no café da manhã

Não é à toa que o café da manhã é chamado da refeição mais importante do dia. O consumo de proteínas, como ovos, reduz o consumo de alimentos gordurosos durante o dia. O café, se tomado ao menos uma hora após o acordar e acompanhando de algum alimento também ajuda o cérebro a despertar de forma mais eficiente. Na dúvida, opte por frutas fibrosas (como mamão), cereais e queijo branco. O pão é dispensável, porque não é uma opção das mais saudáveis, mas se quiser mantê-lo, que tal optar por fatias integrais? O que não pode é sair de casa sem comer.

5. Cuidado com o peso da mochila

Livros, fichas, canetas, cadernos. A faculdade, assim como a escola, também exige que o aluno carregue uma série materiais durante o curso. Somado a isso, itens como notebook e tablets podem se fazer necessários durante o semestre. O ideal é que o estudante leve uma mochila para guardar todos os seus objetos, evitando ficar sem o material que será utilizado nas disciplinas. Porém, o excesso de peso pode trazer problemas de postura. Para evitar problemas de saúde o recomendado é que a bolsa pese apenas 10% do seu peso.

 

Gostou das nossas dicas, mas ainda não faz faculdade? Inscreva-se agora no vestibular da UNAMA!

 

Comentários