Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba como as atividades realizadas dentro da faculdade podem fazer a diferença na sua vida

atividades complementares são um ótimo caminho para sair da graduação com um currículo interessante
Por: 18/01/2023 - 11:24 - Atualizado em: 18/01/2023 - 12:38
graduação deve ser aproveitada em sua completude

Escrito por Thaynara Andrade

Entrar na faculdade, cumprir a grade curricular e obter um diploma não é o suficiente para se formar um excelente profissional. Pelo contrário, por ser uma etapa tão importante, o estudante deve aproveitar com dedicação as diferentes oportunidades abertas durante sua graduação. 

Isso porque além do crescimento pessoal que essas atividades complementares proporcionam, há também a exigência do mercado de trabalho por um profissional mais completo.

Assim, para ajudar os estudantes que desejam aproveitar ao máximo a experiência universitária, listamos 5 atividades para fazer ainda na universidade e arrasar na hora de fazer seu currículo. Confira: 

Monitoria

Na monitoria o estudante já veterano terá o papel de orientar os alunos que estão em períodos anteriores à graduação. Essa atividade é ideal para quem quer ser mais participativo durante sua formação e assim desenvolver habilidades pessoais e acadêmicas.

No futuro essa experiência pode complementar o currículo do recém formado para demonstrar características como proatividade e liderança.

Voluntariado 

Ser voluntário em um projeto social tem um enorme valor para a construção de valores pessoais dos estudantes. Além do mais, essa atividade pode ser uma forma de atuar na área enquanto não se conquista uma vaga remunerada.

Para se tornar voluntário o estudante pode buscar por projetos sociais na sua localidade, bem como se informar com a universidade se há iniciativas ou parcerias com essas organizações. 

Cursos complementares 

Para se tornar um excelente profissional não basta estudar a grade curricular da sua graduação. É preciso buscar conhecimentos que agreguem valor a sua formação acadêmica. 

Isso pode ser feito através de cursos complementares relacionados à sua área, que podem ser escolhidos de acordo com as habilidades e conhecimentos requisitados pelas empresas na hora de avaliar o currículo.

Participar de eventos

Além da realização de cursos complementares, os estudantes que desejam se destacar durante sua graduação devem ficar de olho na abertura de congressos, palestras, workshops e outros eventos que abordem temáticas relacionadas a sua formação.

Isso porque além de atualizar o profissional sobre sua área profissional, os certificados obtidos nessas atividades tornam o currículo ainda mais interessante na hora da seleção. 

Pesquisa

Uma atividade pouco explorada pelos estudantes mas que com certeza fará um diferencial no currículo é a produção de uma pesquisa acadêmica. Ela pode ser desenvolvida por meio do próprio TCC, em disciplinas de pesquisa científica ou por projetos paralelos oferecidos pela universidade. 

Através dela, o estudante pode desenvolver novas perspectivas sobre temas relacionados à sua área de formação, algo bastante interessante de ser apresentado em conjunto com o currículo profissional. 

Graduação na Unama

Ainda não começou seu curso superior? Na Unama você encontra as melhores graduações e especializações a preços acessíveis. Confira as oportunidades!

Comentários