Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Rádio UNAMA é destaque em ranking nacional

Veículo de comunicação ficou entre os cinco mais premiados do ano e da história na região norte
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 03/02/2020 - 16:23
Rádio UNAMA
A Rádio UNAMA FM, projeto de extensão da UNAMA – Universidade da Amazônia, é o único veículo paraense a aparecer entre as cinco rádios mais conceituadas da região norte, sendo a única universitária, na lista dos +Premiados Jornalistas do Ano e da História, do periódico Jornalistas&Cia. O destaque saiu na edição de nº 1. 240, de 22 a 28 de janeiro de 2020, sendo colocada ao lado de grandes emissoras de comunicação do país. O levantamento pontuou as mídias de comunicação mais premiadas do ano e da história e as dividiu por região e plataformas de atuação.
 
O levantamento anual do Jornalistas&Cia acontece desde 2011. Este é o primeiro ano que a Rádio UNAMA entra no ranking nacional e foi uma das mais premiadas de 2019. Dois trabalhos que tiveram pontuação no levantamento foram os do “Prêmio MPT de Jornalismo 2018” e “II Prêmio Jornalismo Cidadão Radiotube 2018”, conquistado pelo jornalista Celso Freire e o ex-estagiário Mateus Miranda, recebido em fevereiro de 2019. Os jornalistas venceram na categoria Região Norte de Radiojornalismo.
 
Para a reitora da UNAMA, Betânia fidalgo, o momento é de agradecer por todos que contribuem direta ou indiretamente para o desempenho da mídia. “Ninguém trabalha sozinho.  Ao longo dos anos, a rádio conquistou o seu público cativo. Nossa rádio não tem fins comerciais, como as demais no ranking. Por isso, estar entre as cinco da região norte leva a crer que estamos no caminho certo, na proposta de difundir conhecimento e, quem sabe, não expandir para o alcance de outras regiões do estado”, afirmou.
 
A Rádio UNAMA consolidou-se como uma das melhores entre os veículos de comunicação do Norte e, há quase 15 anos, o veículo contribui para o conhecimento e a multiplicação do saber. “A Rádio UNAMA sempre serviu de experimento não só para alunos de jornalismo, mas também aos profissionais que acabam lidando com uma programação diferenciada de um veículo fm. Uma rádio que é educativa – uma das únicas do estado – que leva a responsabilidade sobre conteúdos que envolvem ciência, cultura, tecnologia e sociedade. Nós acabamos sendo porta-voz da academia. É interessante e plausível esse reconhecimento de um conteúdo que é feito diariamente pela rádio”, disse o coordenador geral da Rádio UNAMA, Mário Camarão.
 
Para o jornalista responsável pela apresentação e gerência dos conteúdos, Celso Freire, o destaque é exatamente o trabalho em conjunto. “Tudo começa desde a escolha da pauta e passa pela gravação e depois entrada nos programas. É um eterno aprendizado, tanto para os alunos, quanto para os profissionais que estão no dia a dia. Os estagiários têm a oportunidade de aprender e colocar em prática os ensinamentos recebidos em sala de aula e os jornalistas, a oportunidade de ficar sempre atualizados com o que é ministrado na Universidade. Essa troca de experiência é fundamental para o sucesso de toda a equipe”, ressaltou.
 
Mídia Universitária
 
A Rádio UNAMA é o primeiro veículo universitário do estado do Pará, com conteúdo diferenciado voltado para a Educação. Nas ondas FM, tem um alcance na região metropolitana de Belém e em outros 26 municípios, incluindo parte do Marajó. Conta com 45 programas, 24 horas por dia, tendo auxílio de uma equipe formada por jornalistas, publicitários, editores, operadores, administradores, além de estagiários e alunos voluntários.

Comentários