Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Quer explorar o mundo? Confira as melhores dicas sobre intercâmbio!

Se você não vê a hora de arrumar as malas e cruzar fronteiras, espere só mais um pouquinho e preste atenção às nossas dicas.
Por: Caroline Melo 10/02/2017 - 00:00 - Atualizado em: 22/02/2017 - 16:05
Confira estas dicas para ser um intercambista
Confira estas dicas para ser um intercambista

O mundo é enorme e as possibilidades também. Então, porque não sair do seu canto e explorar outros países e culturas? Uma das melhores formas é se jogando em um intercâmbio. Para William Monteiro, coordenador de Relações Internacionais da UNAMA, se preparar para uma empreitada como essa significa ficar de olho no maior desafio: o convívio. “Você vai estar sozinho e precisará conviver com outras formas de vida, de compreensão de mundo e de educação”, aponta.

Para ajudar, fizemos uma listinha do que pode fazer toda a diferença na sua viagem.

 

Leia mais:

Ser voluntário: fazer o bem traz incontáveis benefícios

Destaque-se entre os recrutadores em cinco passos

 

Planeje

Antes de qualquer coisa, tenha em mente o que você quer realizar: vai estudar outra língua? Vai fazer intercâmbio cultural? Vai trabalhar, estagiar ou mesmo investir num complemento para a sua graduação? Depois de definidas as metas, fica mais fácil selecionar que países vão se adequar melhor ao seu caso, quanto tempo deverá passar fora e o que fará enquanto estiver lá, além de identificar que tipo de programa de intercâmbio é o ideal.

Pesquise

Se é para ir longe, nada de preguiça ou pressa demais! Conheça todas as opções de países e cidades onde você pode morar e, sobretudo, preste atenção aos detalhes dos programas de intercâmbio que estão a disposição. Também busque depoimentos de pessoas que já fizeram intercâmbio no local e leia a respeito da região que lhe interessar.

O principal ponto é tentar escolher um lugar que vai deixar você confortável para morar (e essa a conta inclui o clima, os costumes e a língua local). Atente para as melhores opções de lugares e o custo de vida em cada um. Você deve ser realista e saber se o valor caberá no seu bolso e se seu plano de estudar ou trabalhar longe de casa vai ser realizado satisfatoriamente. Se precisar, lance mão de sites como o Numbeo  e o Expatistan, que oferecem dados sobre custos de vida em diversos lugares do mundo.

 

Mapas!

Depois de escolher o destino e fechar o acordo para viajar, estude a localidade antes mesmo de chegar lá. Tente identificar linhas de transporte público que lhe serão úteis e também onde ficam farmácias, mercados, hospitais e demais serviços que possa precisar. Se apresse em procurar informações sobre cartões de transporte e demais documentos que lhe servirão durante o período em que estiver lá.

Preveja imprevistos

Tenha em mente que, mesmo se estiver desfrutando de uma bolsa de estudos, você ainda precisará de dinheiro a mais para alimentação, transporte, compras e quaisquer outras emergências. Antes de arrumar as malas, pesquise sobre os pequenos detalhes que podem se tornar um desafio: a voltagem do lugar, o padrão das tomadas, temperatura média da região, etc., e esteja preparado.

 

Treine o idioma

Se você vai a um país diferente com uma língua diferente da sua, é melhor começar a praticar o segundo idioma. Isso não apenas vai ajudar a absorver melhor o que o novo local tem para oferecer como ainda vai ser uma forcinha a mais na hora de se relacionar com as pessoas, sinalizações, lojas e lojistas.

Cuidado com a mala

Se viajar para longe é uma aventura, fazer as malas é outra a parte. Você não pode prever o que vai precisar com certeza quando chegar ao seu destino, mas também  não pode levar todos os seus pertences. O desafio aqui é pensar no que realmente vai ser útil lá fora e o que não pode ser comprado depois que chegar lá. Tente não exagerar no peso das malas e considere escolher calças, camisetas e roupas de frio nas lojas do outro país: assim sobra mais espaço para o que é imprescindível e você já pode começar a entender a cultura local.

Aproveite ao máximo!

Tenha em mente que oportunidades podem surgir no país ou cidade que escolher visitar. Você pode aproveitar o tempo em que não estiver estudando ou trabalhando para conhecer mais de perto a cultura local ou viajar para cidades e outros países próximos. Organize um calendário com feriados ou fins de semana para conseguir cobrir todas as viagens que deseja fazer e pé na estrada!

Mais uma dica!

A dica final fica por conta do professor William Monteiro: o foco para quem quer sair do país é ir disposto a aprender. “Seja qual for a área, é essencial que o aluno consiga compreender e conviver com a lógica cultural do outro lugar”, conta. Para o professor, é preciso ter uma boa ideia do que você pode buscar nessa viagem e, depois, trazer de volta para casa esse conhecimento.

 

Se interessou? O Grupo Ser possui convênios com várias universidades  ao redor do mundo. Na UNAMA, você pode fazer parte de processos seletivos e garantir seu espaço em instituições internacionais prestigiadas. Procure o núcleo de Relações Internacionais e comece a se preparar para expandir seus horizontes! Não esqueça também de conferir mais oportunidades no nosso Blog de Carreiras!

 

E aí, para onde pretende ir? Conte pra nós!

 

Comentários