Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Quer aprender de verdade tudo que você estuda? Confira as nossas dicas!

Por: 04/04/2023 - 08:00 - Atualizado em: 04/04/2023 - 08:00
Unsplash

Escrito por Thaynara Andrade

Você já teve a sensação de que estuda e estuda, mas depois de um tempo não lembra mais de nada? Segundo a ciência isso acontece por causa da “Curva do Esquecimento”, na qual a informação aprendida tem uma predisposição a ser dissipada ao longo do tempo.

Para driblar essa inimiga da aprendizagem, a principal dica é revisar o assunto estudado em um intervalo menor do que 24 horas. Além disso, quanto mais você revisa um assunto no decorrer do tempo, mas ele irá ser fixado na sua memória. 

                           Confira agora algumas dicas para melhorar o seu aprendizado:

Escreva à mão

O uso de celulares, notebooks e outros meios digitais realmente trouxeram benefícios ao aprendizado. Entretanto, quando o assunto é absorção do conteúdo, domínio da linguagem e melhora da memória, o uso do velho e bom papel ainda é a melhor opção.

Relacione conteúdos

O assunto que você estuda tem um contexto relacionado. Por isso, um caminho para facilitar sua aprendizagem é relacionar informações e criar conexões entre as ideias, já que isso aumentará a sensação de sentido daquele conteúdo.

Estudo intercalado 

Estudar um mesmo conteúdo por 4 horas seguidas não é garantia de nada. Pelo contrário, o mais recomendado é tanto alternar entre os assuntos estudados, quanto intercalar o tempo de estudo com alguns minutos de descanso. 

Pratique a recordação ativa

Após ler o assunto e ter compreendido as ideias, uma dica de ouro para aprender mais é realizar uma espécie de auto explicação, na qual você irá relembrar o que estudou em voz alta, como numa conversa. 

Ensine a alguém 

Além de explicar o assunto para si mesmo, outra técnica de estudo preciosa, é ensinar para outra pessoa como se fosse um professor. De acordo com várias pesquisas essa é uma das formas mais eficientes de aprendizagem. 

Faça bons resumo

Toda lista de técnicas de estudo tem o resumo como uma ferramenta importante e isso não é por acaso. Fazer bons resumo é indispensável  para o estudo a longo prazo, já que para aprender você precisará revisar o que estudou.

Gostou das dicas? Conta para gente quais as suas técnicas para melhorar seus estudos! E se você ainda não é aluno da Unama, ou quer indicar nossos cursos para um amigo ou parente, clica aqui e compartilha essa lista com os melhores cursos do mercado!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

 

 

Comentários