Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Qualidade de vida e sustentabilidade para a saúde marcaram último dia de congresso

Congresso de Saúde encerrou a programação de debates neste sábado, no Hangar
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 08/04/2019 - 11:13 - Atualizado em: 08/04/2019 - 11:15
A imagem mostra participantes do evento
Qualidade de vida e sustentabilidade para a saúde marcaram último dia de congresso

O que é qualidade de vida para você? Foi com essa pergunta que as discussões da tarde deste sábado tiveram início, nos auditórios do Hangar-Centro de Convenções. Os debates contextualizaram a questão da atuação multidisciplinar do profissional da área da saúde. A primeira conferência da tarde abordou o tema “Envelhecimento e qualidade de vida”, com os professores Rodolfo Gomes, Rodrigo Vale e Lúcia Hisako.

O conceito de qualidade de vida se torna subjetivo e começa a ganhar importância na sociedade depois da II Guerra Mundial, conforme explicou o palestrante Rodrigo Vale. “Quando abordamos este conceito no contexto do idoso, a atuação deve ser multidimensional em relação a saúde com dimensões físicas, psicológicas e social. Além disso, temos que observar também qual o contexto e ambiental no qual o sujeito está inserido”, afirmou.

O cuidado interdisciplinar nas doenças crônicas não transmissíveis foi o tema do auditório II, levantando os debates sobre o câncer e os múltiplos fatores que provocam o diagnóstico. “O câncer é uma síndrome de múltiplos quadros e precisamos observar enquanto profissionais em qual contexto em que o paciente se encontra, desde a iniciação até a progressão, que é a fase mais avançada da doença”, falou Rinaldo Gonçalves, palestrante que compôs a mesa com os professores Marta Machado e Estélio Dantas.

Ser sustentável nem sempre tem a ver com o contexto ambiental. Foi o que explicaram as professoras Roberta Raiol, Fábia Founier e Bruna Caires. “Ser sustentável é pensar na qualidade de vida do trabalhador dentro de uma corporação. Por isso, é necessário um acompanhamento multiprofissional para observar o nível de sustentabilidade dos funcionários”, afirmou Bruna Caires.

Outros temas da programação foram a “avaliação e adaptação do ambiente domiciliar da pessoa idosa”, com Edilson Sampaio; “Alimentação na Senescência”, com Márcia Haidée; “Manejo dietético na síndrome metabólica”, com Lívia Martins; “Modelo de prescrição de exercícios para osteoporose”, Claúdio Pinheiro; “Ética profissional e o ambiente virtual”, com Marcandra Nogueira; “Ética profissional e o ambiente virtual”, com Maína Ribeiro e Kátia Omura;  “Tecnologias educacionais na formação superior em saúde”, com Antônia Moita Sá; “Tecnologias aplicadas a saúde”, com Mauren Mansur, Marcia Nascimento e Rafael Morais; Coaching na formação profissional”, com Jouhanna Menegaz; “Aplicação de tecnologias sociais”, Hugo Rangel e “Empreendedorismo na saúde”, com Éden Ferreira fecharam a programação do evento.

Galeria: 
Congressista João Oliveira falou sobre envelhecimento e síndrome geriátricaAcadêmica durante defesa de artigoOs trabalhos científicos foram organizados por comissõesPolíticas étnicos-raciais na saúde foi tema do IV Congresso Multidisciplinar de SaúdePesquisas em saúde auditiva foi a abordagem da congressista Patrícia Parda;Congressistas após discussão sobre ambiente e qualidade de vida;Os cuidados com portadores de doenças transmissíveis é tema de painelCongressista Maína Castro em painel sobre alimentação saudável;Novas apresentações acadêmicas vão acontecer pela tarde;Sistema de saúde no Pará é tema de conferência; O projeto vivências no bairro do Aurá foi tema de painel com prof. Márcio Valente;

Comentários