Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Qual a importância de se aprender libras?

Especialista fala sobre o assunto
Por: Elaine Guimarães 28/09/2020 - 10:24

De acordo com levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, ou seja, o equivalente a 5% da população do país.  Entre tantas pautas da comunidade, a inserção da Linguagem Brasileira de Sinais, popularmente conhecida como Libras, no sistema educacional do país é uma delas. No entanto, o aprendizado dessa linguagem é importante para além do âmbito educacional e profissional, pois, é uma forma de promover a inclusão e auxiliar na quebra das barreiras comunicacionais. 

“É importante lembrar que a Libras é uma língua oficial no nosso país, como também,  a língua materna dos surdos brasileiros. Se quisermos construir uma sociedade mais inclusiva precisamos repensar nossa maneira de nos comunicarmos com esses surdos. Aprender a Língua Brasileira de Sinais é fundamental para nos relacionarmos com as pessoas que, muitas vezes,estão do nosso lado e não conseguimos ouvir, por terem sido durante muito tempo silenciadas. Não se pode atribuir apenas ao intérprete a inclusão do surdo nos meios sociais. Para mudar uma estrutura de exclusão é preciso que todos se mobilizem”, aponta a intérprete de libras e especialista em Libras e educação inclusiva da pessoa surda Rafaela Alcântara. A especialista elenca alguns motivos que reforça a necessidade de estudar e aprender a linguagem dos sinais. 

Construir uma sociedade mais inclusiva

Possibilitar a comunicação com surdos

Expandir os conhecimentos sobre uma outra língua

Conhecer realidades que vão além de uma sociedade construída por e para ouvintes

Ampliar novos olhares sobre a acessibilidade

“Dentre tantos outros, acredito que esses sejam alguns motivos fundamentais para se começar a aprender Libras. Depois que adentramos nesse "mundo da surdez" os nossos olhares são ampliados e passamos a ouvir o surdo e reconhecer sua voz. Eles estão aqui, eles existem e precisam ser ouvidos. Não me refiro aqui a voz enquanto som produzido a partir de ações fisiológicas e de estruturas fonoarticulatórias, mas sim de poder de fala, de narrativa identitária e de representatividade.  A Libras traz pros surdos a voz que durante muitos anos foi silenciada. Aos poucos, nos afastamos da ideia de surdez enquanto limitação para considerá-la enquanto diferença linguística que precisa ser respeitada”, observa.

Questionada sobre o porquê ainda há pessoas que não enxergam o estudo e aprendizagem da Libras como algo importante, a especialista é enfática. “[Falta] Empatia, pois, a necessidade de se comunicar nasce de uma relação empática que se tem com o outro e essa necessidade vai te proporcionar forças para buscar as ferramentas para aprender”, explica.

Mesmo diante de algumas dificuldades, Rafaela Alcântara aponta avanços e mudanças no cenário. “Nos últimos anos, a língua de sinais tem ganhado destaque e tem sido frequentemente divulgada nas mídias sociais. É uma vitória da nossa comunidade, resultado de longos anos de luta por reconhecimento e valorização. Ainda há muito a se fazer, mas estamos caminhando e vamos conseguir”, ressalta. 

Se interessou pelo assunto? Inscreva-se no curso de Libras da GoKursos 

Comentários