Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Psicologia na Amazônia é tema de encontro da CRP-10 em Santarém

O encontro foi realizado no auditório Deliana Santos, da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 31/08/2021 - 13:58 - Atualizado em: 31/08/2021 - 14:01
Psicologia na Amazônia é tema de encontro da CRP-10 em Santarém
Nos dias 18 e 19 de agosto, a UNAMA - Centro Universitário da Amazônia, em Santatém, e o Conselho Regional de Psicologia – CRP 10 realizaram um evento com tema “A psicologia na Amazônia: o fazer ético e político frente as desigualdades e demandas contemporâneas".  A abertura do evento foi realizada no auditório da Instituição de Ensino. Na ocasião, foram entregues carteiras profissionais para os psicólogos recém-registrados no Conselho.
 
A abertura foi presidida pela conselheira presidente da CRP-10, Jureuda Guerra, e pelo psicólogo fiscal Robert Dasmaceno. De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da UNAMA, Roberta Branco, o encontro visou promover debates sobre a profissão na atualidade. “Essa é uma atividade alusiva ao mês da psicologia, profissão que neste ano completa 59 anos de regulamentação no Brasil. É o momento de celebrarmos os avanços da área na nossa região e no nosso país, além de criar um espaço de diálogo entre o CRP, a categoria e os acadêmicos do curso de Psicologia da nossa cidade", afirmou Roberta. 
 
Debater as desigualdades dentro da psicologia é uma tarefa desafiadora, principalmente para as instituições de Ensino Superior. Isso porque abre discussões e reflexões dentro da sociedade sobre a ética da profissão e as políticas que devem ser verticalizadas no combate a preconceitos e a saúde mental da população, seja no ambiente de trabalho ou no convívio social.  
 
“As novas propostas de trabalhar a psicologia são desafios que nós, profissionais da região amazônica, precisamos para atendermos as transformações do comportamento humano na contemporaneidade e sabermos estabelecer conflitos que estão enraizados na nossa cultura, haja vista que é constituída por uma pluralidade cercada pelas populações tradicionais.”, finalizou a coordenadora. 

Comentários