Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Projeto Banzeiro estimula reflexão crítica em alunos de rede Estadual

Oficinas de rádio e produção de audiovisual são formas para incentivar discussão sobre comunicação, capital social e cultura
Assessoria de Comunicação Por: 23/05/2017 - 17:24
Imagem mostra estudantes durante atividade do projeto
Professores e alunos do terceiro ano promoveram o projeto "Escola - um ambiente saudável"

Por: Brena Karoliny

O Banzeiro é um projeto de extensão do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA), que tem como objetivo estimular a discussão sobre comunicação, capital social e cultura. A atividade se desenvolve por meio da troca de experiências através de oficinas de rádio e de produção de audiovisual (curtas, mini documentários e vídeos publicitários), que ocorrem entre os alunos da Escola Estadual Magalhães Barata (MB), localizada no bairro do Telégrafo, Belém (PA).

O projeto é coordenado pela professora doutora Luiza Elayne Azevedo, que possui como integrantes do projeto estudantes bolsistas e voluntários, além de manter uma parceria com o coletivo Ver-a-Cidade, composto por alunos da UNAMA. “Nosso trabalho é desenvolver a reflexão crítica nos alunos e capacitá-los para trabalhar com ferramentas de audiovisual e de comunicação, incentivando a interdisciplinaridade nos processos educativos”, explica.

A voluntária do banzeiro e membro do coletivo Ver-a-cidade, Isane Pimentel, comenta sobre a oficina de rádio que ajudou a ministrar com os estudantes da escola Magalhães Barata: “A oficina foi de grande ajuda para ambos os lados, tanto para nós, pois nos ajudou a relembrar alguns pontos teóricos e técnicos sobre o roteiro e texto para rádio, como para os alunos, que aprenderam novas técnicas de comunicação. A troca de experiência é algo primordial, ficamos felizes em ver o desempenho deles”, comenta.

 

Atividades já realizadas

No dia 4 de maio, participantes do projeto realizaram a primeira oficina de rádio na escola estadual. Nele foi debatido os princípios teóricos da formatação do roteiro e elaborado o esboço do programa Conexão MB (Rádio da escola) para a Feira Pan-Amazônica do Livro deste ano.

Com objetivo de incentivar a educação ambiental e melhorar o paisagismo da escola, em 5 de maio, professores e alunos do terceiro ano promoveram o projeto "Escola - um ambiente saudável", em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização Ambiental. Membros do projeto que estiveram presentes participando ativamente, contaram com o auxílio da voluntária Adriana Sandim, graduanda em Arquitetura e Urbanismo da UNAMA, que orientou os alunos e ensinou métodos de como manter a saúde das mudas que foram plantadas.

A coordenadora Luiza Azevedo ressalta que as ações não param por aí, já que o grupo se reúne semanalmente para organizar a agenda. Ela complementa ainda que vai implantar lixeiras ecológicas nas escolas, em parceria com o Instituto Alachaster,  além de realizar gincanas para os estudantes com o propósito de promover melhorias no ambiente escolar.

Comentários