Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Programa de Residência Pedagógica e PIBID promovem boas-vindas aos bolsistas

A acolhida ocorreu na última sexta-feira (10), na UNAMA Alcindo Cacela
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 14/08/2018 - 11:38
Imagem mostra auditório durante evento
O programa nomeou os estudantes por meio de edital para a seleção de bolsas

A UNAMA - Universidade da Amazônia deu as boas-vindas aos bolsistas selecionados do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade aconteceu nesta sexta-feira (10), no auditório David Mufarrej do campus Alcindo Cacela.

Os programas são promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados do país. O primeiro tem a proposta de inovação por meio da inserção do Ensino Superior na Educação Básica, já o PIBID busca a capacitação dos bolsistas de iniciação à docência para atuar na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas de educação básica.

O Programa de Residência Pedagógica pretende induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. A UNAMA obteve aprovação das bolsas da Capes pela primeira vez, contemplando os cursos de Biologia, História, Matemática, Pedagogia e Letras. O programa nomeou os estudantes por meio de edital para a seleção de bolsas de estudo e o evento marcou o início das atividades.

De acordo com o Professor Dr. Mauro Tavares, coordenador institucional, as atividades ocorrerão através de ações de alunos nas escolas, de forma que possa reformular o estágio supervisionado como uma nova prática de reavaliação das metodologias. “Ao todo são120 bolsas (24 por curso) direcionadas preferencialmente aos alunos que estejam a partir do 5º semestre e que possuem ProUni, entretanto, outros estudantes também fazem parte do projeto que será desenvolvido em escolas públicas de Belém”, afirmou.

 

Comentários