Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Professor da UNAMA fala sobre a importância da saúde mental do trabalhador

Equilíbrio psicológico reflete no ambiente de trabalho
Assessoria de Imprensa Por: Deborah Rabelo 08/03/2017 - 09:54
professor Márcio Valente
Professor Márcio Valente (Foto: Vanessa Van Rooijen)
 
Muitas pessoas passam a maior parte do seu dia no trabalho, lidando com demandas e pressões que podem ter um efeito prejudicial na sua qualidade de vida. É importante que a empresa tenha um olhar voltado para o funcionário que está precisando de atenção, assim, a necessidade de um profissional de psicologia atuando na organização se tornará uma realidade. Nesse contexto está inserida a psicologia organizacional, segunda maior área da psicologia e que vai muito além de participar do recrutamento, seleção e treinamento de pessoal. Ela realiza um diagnóstico organizacional, através de pesquisas sobre os sentimentos e emoções dos trabalhadores, resolvendo situações de conflitos e promovendo a qualidade de vida no trabalho. Segundo Márcio Barra, coordenador do curso de Psicologia da UNAMA, “quando a empresa investe em saúde mental do trabalhador elevam-se as chances deste obter melhores desempenhos”.
 
A Psicologia é uma área ampla, que tem diversos ramos de atuação, sendo um deles a psicologia organizacional que se diferencia da atuação da psicologia clínica. Assim, há no mercado um profissional especializado que a empresa pode ter como colaborador para cuidar melhor de seus funcionários. “Quando se aborda o tema saúde mental dentro de uma empresa, o psicólogo organizacional pode implantar ações protetivas e interventivas para a saúde do trabalhador. A questão é que o psicólogo organizacional não atenderá o funcionário no sentido clínico, ou seja, psicoterapia. Logo, não é necessária que haja sempre na empresa um profissional da área de psicologia a disposição dos funcionários. Porém, é imprescindível que o psicólogo organizacional implante ações cujos objetivos sejam manter e prevenir a saúde mental do trabalhador e quando for necessário, encaminhá-lo para um serviço especializado de psicoterapia”, acentuou.
 
A vida profissional é corrida e às vezes não deixa espaço nem para uma auto avaliação, porém, há formas de identificar que aquele funcionário precisa de atenção e acompanhamento. “Há alguns comportamentos e circunstâncias organizacionais que sinalizam possibilidades de impasses no equilíbrio psicológico dos trabalhadores como, por exemplo: faltas constantes, atrasos, baixa produtividade, problemas relacionais com os colegas de trabalho, entre outros”, explicou o psicólogo.
 
O funcionário é o reflexo da empresa. Porém, para o trabalhador continuar fazendo parte do quadro de funcionários da organização, ele leva em conta outros fatores que vão além da questão econômica.  “A concorrência e o mercado estão bastante exigentes com as organizações. Nesse sentido, os salários deixaram de ser um atrativo forte suficiente para manter os profissionais de excelência. Estes buscam organizações que invistam na saúde mental e realização pessoal. Tornando-se um fator competitivo e diferencial para a empresa”, afirmou. 
 
Apesar de tudo, para muitos, ter uma simples conversa com um psicólogo parece a sentença de que há algo errado consigo. O professor Marcio Barra explica que é justamente o contrário, pois a psicologia organizacional trabalha muito na área da prevenção, dando ao funcionário um ambiente no qual ele possa se sentir seguro. “É importante selecionar pessoas com perfil, conhecimento e competências adequadas para assumir os cargos para os quais são designadas. Ações com caráter preventivo e de intervenção podem ser divulgadas na empresa. Por exemplo, informar os colaboradores sobre atividades organizadas pela organização que possam trabalhar angústias e ansiedades percebidas (tensões pré-aposentadoria, planejamento familiar, entre outros), além de disponibilização de serviços de saúde que ofertem cuidados psicológicos para os funcionários”, finalizou.
 
CONGRESSO
Estes e outros temas serão debatidos no II Congresso Multidisciplinar de Saúde, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de março e 01 de abril, no Hangar e englobará as áreas de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia. As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas no site www.unama.br, na aba Congressos.
 
ATENDIMENTO
A UNAMA Alcindo Cacela conta com uma Clínica de Psicologia, que funciona de segunda a sexta, de 08 às 12h e de 13 às 21h. Ela possui nove consultórios. Um dos serviços da clínica é o Plantão Psicológico, que funciona de segunda a sexta, de 08 às 12h e de 13 às 19h, fazendo o acolhimento e encaminhamento de demandas de urgências psicológicas. O serviço é gratuito. Mais informações podem ser obtidas nos contatos (91) 4009-3012 e psicologia.alcindo@unama.br.
 

Comentários