Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Proatividade destaca candidatos em entrevista de emprego

UNAMA oferece curso gratuito de como se portar em um processo seletivo
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 20/07/2020 - 15:47
Entrevista de emprego
Saber se expressar tem impacto maior que currículo
A entrevista de emprego é uma fase essencial de um processo seletivo, que exige autocontrole e desenvoltura do candidato. Seja on-line ou presencial, as regras são as mesmas. Especialistas dão dicas do que fazer para conquistar a tão sonhada vaga.
 
A analista de RH e psicóloga da UNAMA - Universidade da Amazônia, Izabela Nascimento, afirma que a apresentação de um bom currículo representa 30% do candidato. “A entrevista é como se fosse uma venda, o candidato está ali para se promover, mostrar o melhor da sua personalidade, do modo de trabalho e demais características relacionadas à vaga. Às vezes o currículo é muito forte, porém a pessoa não sabe se expressar com clareza e nem falar sobre experiências anteriores”, afirmou.
 
Mentir no currículo é um fator de eliminação e que ainda é muito comum de acontecer, segundo a analista. “É perceptível na hora da seleção verificar a veracidade das informações. A pontualidade também é um fator de eliminação, seja presencial ou online, é necessário ter essa preocupação com o horário. A entrevista online segue a mesma linha da presencial, você precisa estar online no horário certo, visualmente bem apresentável e em um ambiente sem barulhos e livre de dispersões”, destacou Izabela Nascimento.
 
Tomar a iniciativa é o ponto chave para se destacar na seleção. “Nas apresentações é comum o recrutador perguntar “quem quer começar?” ou “próximo?’ e se destaca aquele que toma a iniciativa nesses momentos. Outro ponto que podemos destacar é a assertividade na hora da fala e principalmente ter atenção para responder apenas o que está sendo perguntando”, concluiu a analista.
 
A UNAMA oferece gratuitamente o curso “Preparando-se para o mercado de trabalho, como se portar em uma entrevista de emprego” online e gratuito através do projeto Capacita. O curso será realizado na próxima quinta-feira (23), às 19h. As inscrições podem ser feitas pelo site eventos.sereduc.com/eventos-online

Comentários