Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Presencial ou EAD? Saiba qual modelo de ensino combina mais com você

Por: 04/05/2022 - 09:41
Foto: Pixabay

Por Lara Tôrres

Tão importante como decidir que curso fazer e em qual instituição estudar, é definir qual o modelo de ensino que combina mais com o seu perfil de estudante, visto que as tecnologias aplicadas à educação possibilitam a educação remota. 

O número de pessoas matriculadas em cursos a distância cresce a cada dia: segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação em 2020, no ano de 2019, o ensino a distância foi responsável pela oferta de 63,2% (10.395.600 de 16.425.302) das vagas no ensino superior, ultrapassando, pela primeira vez na história, a oferta de cursos presenciais na rede privada.

Contudo, não é todo estudante que se adapta ao ensino remoto - há alunos que se sentem mais confortáveis, têm maior rendimento estando no mesmo espaço que seus professores e colegas de classe. 

 Neste post, trazemos dicas de Alaylson Colares Couto, Coordenador de polo na UNAMA Ananindeua, para te ajudar a entender se você se adapta melhor à modalidade de ensino presencial ou a distância. Confira:

Vantagens e desvantagens 

Na modalidade presencial, o aluno tem dia, hora e local marcados para participar das aulas. A interação em tempo real com professores e demais alunos durante aulas expositivas em ambiente físico é vantajosa. 

Contudo, o aluno é avaliado também pela presença em sala e, caso ela seja menor que 75%, é reprovado por falta. Além disso, o curso depende da formação de turmas com um número mínimo de alunos, condicionando o horário e ritmo de ensino. Isso, por vezes, atrapalha a rotina em outras tarefas. 

Foto: Pixabay

No ensino a distância por meio de plataformas digitais, o aluno é o protagonista de sua aprendizagem. Cabe somente a ele a dedicação e esforço para absorver e desenvolver o conhecimento. 

Os cursos virtuais também costumam ter um custo de mensalidades mais baixo nas instituições privadas, quando comparado ao regime de ensino presencial, devido à necessidade de maior infraestrutura para ministrar aulas em um espaço físico

A flexibilidade de tempo é uma grande vantagem em cursos nos quais o conteúdo fica disponível 24h por dia, até o encerramento do módulo. Nesse caso, cada estudante pode adaptar a sua rotina aos estudos, montando um calendário de estudos flexível.

No entanto, é necessário ter acesso à internet de qualidade, e contar com um dispositivo eletrônico com configurações satisfatórias e compatíveis com as plataformas utilizadas para transmitir as aulas e entregar atividades. Além disso, nessa modalidade nem sempre o aluno tem as respostas para suas demandas de forma imediata.

O que avaliar?

Para decidir se o ensino EAD é para você, temos aqui algumas dicas de aspectos importantes que todo estudante precisa considerar antes de realizar sua matrícula! Alaylson Colares Couto, Coordenador de polo na UNAMA Ananindeua, explica que os dois modelos de ensino dependem muito da disponibilidade tempo e capacidade de aprendizagem do futuro aluno. 

Algumas pessoas conseguem aprender bem apenas com a leitura observação atenta de materiais como vídeos, slides, infográficos e planilhas, por exemplo, aliados a pequenas anotações sobre os assuntos abordados. Para alunos com esse perfil, o ensino remoto é perfeito e torna os alunos protagonistas do processo de aprendizado. 

É importante ter em mente que no ensino EAD, você precisará ter muita disciplina e gostar de estudar de maneira mais independente, uma vez que precisará definir por si só o momento em que verá as aulas e cumprirá suas atividades. Estudantes pouco disciplinados nesse aspecto arriscam acumular matéria e até abandonar o curso.

Foto: Pixabay

Se você sente que precisa interagir com professores e colegas de maneira mais rápida, dinâmica e constante para compreender os assuntos abordados na aula e construir conhecimento, pode se beneficiar mais de aulas presenciais. Esse modelo de ensino é excelente para estudantes que precisam de interação social rotina pré-definida com dia, hora e local de estudos e gostam de debater os assuntos com professores e colegas durante a aula.

E aí? Você se identifica mais com a modalidade EAD ou presencial? Conte para nós nos comentários! Ah, e não se esqueça: A UNAMA conta com uma ampla gama de cursos tanto presenciais quando a distância, para atender às suas necessidades, não importando que tipo de ensino você prefira!

Comentários