Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Preconceito linguístico é tema de evento em Universidade

Pesquisadores irão discutir regionalismo, variações linguísticas e outras diferenças de comunicação
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 05/09/2019 - 14:48
Cartaz do evento
Existem várias maneiras de se pronunciar e explicar uma única palavra
A UNAMA – Universidade da Amazônia realiza, na próxima quarta-feira (10), o evento “Rio de Nós”, no auditório D-200 do campus Alcindo Cacela, a partir das 19h. A atividade – em parceria com o curso de Letras, o mestrado e o doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura – tem por foco discutir o preconceito linguístico que perpassam da sala de aula e chegam às redes sociais. O evento é aberto ao público externo e as inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site de extensão da Instituição
 
Na mesa oficial do evento, pesquisadores foram convidados para discutir temas como regionalismo, variações linguísticas, entre outras diferenças de comunicação. Entre eles, os professores e doutorandos da UNAMA, Raimundo Tocantins e Welton Lavareda, e a doutoranda da Universidade Estadual do Pará, Antônia Zelina Negrão.
 
Apesar de a Língua Portuguesa ser o idioma dominante no país, existem várias maneiras de se pronunciar e explicar uma única palavra. Para a coordenadora do curso de Letras da UNAMA, Terezinha Barbagelata, muito mais do que aprender a própria língua, é necessário compreender e aceitar todas às suas variações. “Na verdade, não temos um só português e nem precisamos ir tão longe para perceber essa realidade. Por tanto, a língua deve ser respeitada tanto na fala como na escrita e, para que haja comunicação, basta entender como se fala”, explicou.
 
Serviço
Evento UNAMA – “Rio de Nós”
Data: 10 de setembro de 2019
Hora: 19h
Local:  Auditório D-200 (UNAMA - Alcindo Cacela)

Comentários