Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


PPGCLC discute cultura e resistência em tempo de necropolítica

Atividade faz parte da 8ª edição do Confluências, da UNAMA, a ser realizado entre os dias 26 e 28 de outubro
Assessoria de comunicação Por: Rayanne Bulhões 22/10/2021 - 08:00 - Atualizado em: 22/10/2021 - 08:00
PPGCLC discute cultura e resistência em tempo de necropolítica
A programação envolve pesquisadores de renome nacional sobre a discussão necropolítica
A UNAMA - Universidade da Amazônia, por meio o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC), realiza, de 26 a 28 de outubro, o VIII Confluências. O tema deste ano será "Cultura e resistência em tempo de necropolítica". Por conta dos protocolos sanitários da covid-19, as mesas serão executadas via internet, sempre às 19h, e mediadas por docentes da UNAMA, do mestrado e doutorado em comunicação.
 
No dia 26, às 19h, a conferência de abertura será presidida pela convida, Prof.ª Dr.ª Maria Helena Weber, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O  tema em discussão será "A Comunicação Pública entre vidas e mortes da democracia brasileira". A mesa será mediada pelo Prof. Dr. Edgar Chagas Júnior.
 
Já no dia 27 de outubro, a programação continua com a mesa PROCAD-Amazônia: "Necropolítica e colonialidades: reverberações no Jornalismo". Esta será com o Prof. Dr. Carlos Alberto de Carvalho, da Universidade Federal de Minas Gerais e será mediada pela Prof.ª Dr.ª Maíra Evangelista de Sousa.
 
No dia 28 de outubro, a conferência de encerramento será sobre "Qual Brasil? "Capitalista" e "Cristão"?". A atividade seguirá com a Prof. Dr. Romero Ximenes, da Universidade Federal do Pará e mediada pelo Prof. Dr. Andrey Lima.
 
Segundo o coordenador do PPGCLC, da UNAMA, Edgar Chagas Júnior, a programação envolve pesquisadores renomes sobre a discussão necropolítica. "Nós selecionamos e convidamos importantes professores e pesquisadores do país para nortear o debate a partir de eventos diários. Para além das mesas, os participantes vão poder participar da programação, por meio de trabalhos científicos, que será analisados por uma comissão, ou ainda na opção de ouvintes. Será um evento enriquecedor e ao mesmo tempo um canal para discutirmos o cenário atual, na perspectiva da comunicação", disse o gestor.
 
Necropolítica  
 
A Necropolítica é um dos conceitos estudados, desde os anos 2000, pelo professor universitário camaronense Achille Mbembe. Trata-se de uma política de estado ou organizações o qual pode decidir quem está apto a viver ou morrer, em diferentes cenários e épocas. O projeto, organizado pela UNAMA, vai abordar cases na história mundial e eventos isolados no Brasil, para falar sobre o poder das organizações de segurança que exercem forças - física ou ideológica - para amedrontar algumas causas e comunidades.
 

Comentários