Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Pós-férias com dinheiro no bolso

Planejamento financeiro é a saída para não ter dívidas após próximas viagens
Assessoria de Imprensa Por: Alessandra Fonseca 29/07/2019 - 15:31
Planejamento Financeiro
Especialistas recomendam que saída é colocar gastos na ponta do lápis
A empolgação das férias pode ser uma armadilha para quem não fez um planejamento financeiro adequado, prejudicando diretamente o orçamento familiar. Segundo uma pesquisa divulgada em 2018 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), seis em cada 10 brasileiros afirmam que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira.
 
Os especialistas recomendam que a saída é colocar na ponta do lápis todas as despesas do mês, custos fixos e variáveis, já reservando o valor necessário para o mês seguinte. O professor do curso de Administração da UNAMA Ananindeua, Murilo Andrade, afirma que a primeira coisa que se deve fazer nesse caso é reconhecer o erro. “A pessoa que não se planeja precisa reconhecer que não podia viajar e errou ao gastar o que não podia. Se gosta muito das férias, planeje um ano antes esses gastos no orçamento”, recomendou.
 
O professor diz que o planejamento deve ser feito de maneira constante. “Não só nesse caso de férias, mas em outros, como carnaval, Dia dos Pais, das Mães, aniversários etc. Planejar e revisar o orçamento a cada mês é mais recomendado. Se for importante mesmo, coloque como meta, o que não for, elimine do orçamento”, afirmou.
 
Somente o planejamento não garante sucesso, segundo o professor. É necessário praticar. “É o primeiro passo de um novo hábito que está se construindo, mas não valerá de nada se não for seguido. Praticar o planejamento e acompanhá-lo será fundamental também, fazendo os ajustes se for o caso”, explicou.
 
Nem tudo está perdido. Para quem quiser se planejar para as férias de fim de ano e está nessa situação, ainda há esperança. “Para alguns lugares ainda dá, mas passagens e hospedagens já começam a pedir preços muito altos. Se for uma despesa já prevista e tiver dentro do gasto esperado, tudo certo. Mas se for viajar pagando absurdos, melhor se planejar para comprar com um ano de antecedência”, avaliou Murilo.

Comentários