Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Por que a morte de Tiradentes virou feriado nacional?

Por: 21/04/2023 - 08:00 - Atualizado em: 21/04/2023 - 08:00
Acervo do Museu Paulista da USP

Escrito por Thaynara Andrade

Dentre os grandes ícones da história brasileira, a figura de Tiradentes, apelido dado ao mineiro Joaquim José da Silva Xavier, se destaca como uma das mais respeitadas e simbólicas. Tanto é, que neste dia 21 de abril é comemorado um feriado nacional em sua homenagem.

Mas afinal, quem foi Tiradentes?

De acordo com Diego Pereira Santos, professor do curso de História da UNAMA, Tiradentes foi um participante ativo na luta separatista e republicana contra a Coroa Portuguesa.

"Tiradentes foi uma figura de destaque no cenário da Inconfidência Mineira. Esse movimento ocorreu em Minas Gerais, ainda no século XVIII e  teve um impacto significativo porque propunha uma ideia de República, de emancipação política do Brasil”, explica. 

Diego explica que Tiradentes foi um militar que fazia parte de um grupo de profissionais liberais que integravam esse movimento. “Ele participou das reuniões que deram origem a Inconfidência, tendo relevância nesse processo”.

Portugal não gostou nada da ideia 

Mas é claro que os colonos não gostaram nada de um movimento que propunha a separação de Portugal, o que trouxe consequências fatais aos inconfidentes, inclusive para Tiradentes. 

“Ele foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis. Então quando houve um sufocamento da Insurreição, o governo português realizou várias delações e Tiradentes foi denunciado e morto como o principal conspirador desse movimento ", esclarece o professor. 

Por que é comemorado um feriado nacional em sua homenagem?

Diego ressalta que assim como outras figuras históricas, Tiradentes só foi tido como herói após uma reconstituição da sua narrativa dentro da história.

“Ele saiu da Inconfidência como um traidor a partir da delação. Somente durante a república ocorreu uma produção da imagem de Tiradentes como conhecemos hoje. Ele foi resgatado como herói, por se entender que sua história se adequa aos ideais republicanos”, esclarece. 

E foi dentro dessa perspectiva, em que a República é vista como oposição à Monarquia, que Tiradentes passou a ser visto como Mártir e ganhou por meio de um Decreto publicado em 1890, um feriado nacional em sua homenagem. 

Além de conhecer fatos históricos, você sonha em se tornar um professor da disciplina? Então, confira o curso de história da UNAMA, no link abaixo!

 

Comentários