Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Podcasts promovem a consciência ambiental de forma lúdica

O trabalho faz parte de um projeto de extensão desenvolvido pela UNAMA​
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 24/02/2021 - 16:15
Para falar sobre educação ambiental de uma maneira descomplicada e lúdica a fim de despertar a consciência ambiental de crianças e público em geral, o curso de Ciências Biológicas da UNAMA - Universidade da Amazônia criou os podcasts “Casa da Vovó” e “Natureza em Foco”. Os trabalhos são resultados de um projeto de extensão da Universidade, coordenado pela professora do curso, Ana Carla Feio.  
 
A proposta é explorar o potencial da educação ambiental e resgatar o sentimento de pertencimento à natureza, de acordo com a professora Ana Carla. “Sabendo que a carência de consciência ambiental é reflexo da própria construção enquanto indivíduos sociais e integrados à natureza, focamos na linguagem mais lúdica e acessível, por isso temos como principal desafio motivar o aprendizado de crianças e público em geral, que não dominam a linguagem científica”, afirmou.  
 
Os podcasts têm até oito episódios. As interações ecológicas e a polinização são alguns dos tópicos explorados em cada edição. “O intuito é aumentar a percepção de interdependência entre os seres vivos. Além disso, focamos em expressões, situações e espécies regionais, para valorizar nossa identidade e cultura. Esse é um trabalho em que todos os envolvidos estão em constante aprendizado para construção e melhoria da sua qualidade e disseminação. A cada episódio os alunos aprendem novas ferramentas e desenvolvem novas habilidades, que vão desde a pesquisa e adaptação do tema até a criação de roteiros, animações e domínio da tecnologia”, explicou a professora. 
 
A aluna do curso de Ciências Biológicas da UNAMA e uma das integrantes do projeto Edwanda Fontineli conta que os podcasts tem a intenção de explorar o potencial dos ouvintes para educação ambiental, trazendo em seu conteúdo uma reflexão enquanto indivíduo integrado a natureza. “Nesse ponto a Universidade tem um papel importante, pois a partir do seu incentivo aos graduandos, os mesmos em associação a Universidade criarão meios criativos pra aproximar e facilitar o aprendizado de forma interativa e criativa”, afirmou.  
 
Os episódios estão disponíveis gratuitamente nas principais plataformas digitais de áudio. O trabalho é uma ação do projeto “Pegadas de um biólogo na Amazônia”, desenvolvido pelo curso de Ciências Biológicas da UNAMA. 
 
 
 

Comentários