Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Plano de manejo florestal sustentável na Amazônia é tema de livro

O lançamento será na próxima quinta-feira (26) na UNAMA Parque Shopping
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 23/08/2021 - 10:31 - Atualizado em: 23/08/2021 - 10:34
Plano de manejo florestal sustentável na Amazônia é tema de livro
Analisar a parceria entre empresa e comunidade e a importância para o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, de modo a incentivar futuras parcerias. Esse é o principal objetivo do livro “O plano de manejo florestal sustentável na Amazônia”, desenvolvido pela professora do curso de Direito da UNAMA - Universidade da Amazônia, unidade Parque Shopping, Ana Carolina Farias. O lançamento será na próxima quinta-feira (26), às 19h, na Universidade, que fica localizada na Av. Augusto Montenegro, no bairro Parque Verde. 
 
As dificuldades em encontrar dados e casos atuais que pudessem ser analisados sobre manejo florestal na Amazônia motivaram a professora a realizar pesquisas sobre o assunto. A fim de facilitar a pesquisa, para que todos pudessem ter acesso a esse tema de forma atual bem como se tornar referência para futuras pesquisas, surgiu a ideia de produzir o livro. 
 
A professora comenta que foi possível identificar que a parceria empresa e comunidade no plano de manejo florestal poderia promover o desenvolvimento sustentável. “Isso contribui para a proteção dos territórios tradicionais e dos seus comunitários por meio de uma exploração racional e, desta forma garantindo um desenvolvimento socioambiental, ou seja, social, ambiental e econômico”, afirmou. 
 
Após o lançamento, a ideia é continuar contribuindo para a temática presente na realidade amazônica. “Meu próximo projeto de pesquisa é desenvolver uma proposta de regularização dessa parceria, para que desta forma as comunidades tradicionais possam estar protegidas nesta relação, garantindo um desenvolvimento socioambiental que possa servir de modelo para futuras parcerias no manejo florestal”, concluiu a professora. 

Comentários