Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Planejamento é a chave para quem começa o ano depois do Carnaval

Ter disciplina e conseguir administrar o tempo é o segredo para quem não quer ficar no sufoco
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 26/02/2020 - 17:43
Planejamento financeiro
Segundo especialista, ainda dá tempo de recuperar o tempo
O clima de festas de fevereiro dá uma falsa sensação de que o ano só começa depois do Carnaval. Porém, especialistas em planejamento alertam que esse pensamento pode ser uma verdadeira armadilha para as finanças e para a carreira profissional. Apesar disso, nunca é tarde para começar. Se não foi possível se organizar nos primeiros meses do ano, o primeiro passo é ter em mente quais as principais contas mensais.
 
O coordenador do curso de Administração da UNAMA Ananindeua, Edmilson Duarte, comenta que a “folga” do período de festas de fim de ano até o Carnaval é algo cultural entre os paraenses. “A época de blocos de rua é muito comum em bairros como Jurunas e Pedreira e muitas pessoas costumam ter o hábito de festas, baseadas na sazonalidade do nosso calendário anual. Entretanto, isso pode afetar de alguma forma o planejamento anual do indivíduo. Com o Carnaval, ao invés de as empresas já começarem com o foco na produtividade, como o empreendedor ou profissional autônomo, que aproveitam esse período para fomentar novos negócios, acaba que ela começa esse trabalho a partir do final de fevereiro e início de março. De certa forma, acaba afetando o planejamento do ano e do profissional”, afirmou.
 
A procrastinação é um inimigo e nessas horas é preciso ter disciplina, segundo o professor. “Se não conseguiu se organizar com o foco na produtividade, nunca é tarde para começar. A ideia é verificar o que deixou de ser feito nessas primeiras semanas do ano e analisar, a médio e curto prazo, um replanejamento para que não possa perder o timing e aproveitar o final do mês para fazer aplicações. Essas medidas são necessárias para não começar o mês de março, que já é o terceiro mês do ano, comprometido”, ressaltou.
 
Ter o senso de que as contas mensais vão aparecer também é um método para correr atrás do tempo perdido, de acordo com o professor. “Dessa forma, você consegue pensar em não cair nessa autossabotagem, pelo contrário, você estará com o pé no chão e, mês a mês, entendendo como você está dividindo a sua renda e aproveitando todos os períodos. Se, por um lado, a maioria da população acaba se perdendo nesses primeiros meses do ano com as contas, por outro, fazendo esse planejamento, você consegue resultados muito bons, porque consegue estar a um passo dos demais que, enquanto estão com a cabeça nas festas, já está focado em resultados mensais”, concluiu.

Comentários