Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Plágio é tema discutido em congresso da UNAMA

A atividade faz parte do 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia da instituição
Assessoria de Comunicação Por: 19/09/2017 - 11:24 - Atualizado em: 19/09/2017 - 11:30
A palestra acontecerá contecerá no dia 30 de setembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, às 11h

Por Camille Nacimento

Uma das principais recomendações para a produção de trabalhos acadêmicos é que se evite o plágio. Copiar informações, ideias, estrutura de um artigo, revista ou livro, sem referenciá-los, é considerado crime. Para discutir este assunto, a Universidade da Amazônia (UNAMA) promoverá, no dia 30 de setembro, a palestra “A Internet e a formação científica e tecnológica livre de plágio”. A atividade, que faz parte do 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia da instituição, acontecerá no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, às 11h.

A palestra será ministrada por Eduardo Marques - professor dos cursos de Pedagogia, Administração e Direito da UNINASSAU Belém. Para o docente, o objetivo da palestra é alertar os estudantes para os riscos que a prática do plágio pode causar. “Usamos a internet como elemento fundamental de pesquisa e isso não é errado, mas precisamos saber como pesquisar corretamente e como extrair informações das redes sociais. O plágio tem sido muito recorrente no Ensino Superior, uma realidade que precisa mudar”, avalia.

Ainda de acordo com o professor Eduardo, a prática de plágio não é recente. “copiamos e colamos a vida toda, o nosso próprio sistema educacional nos induz a isso, basta analisarmos as atividades que nos são passada em sala de aula: nada é para produzir, é sempre para pesquisar e copiar. O ‘Ctrl c + Ctrl v’ é uma febre e umas das suas piores consequências é o plágio”, critica.

Para outras informações e inscrições no 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, os interessados podem acessar o link de eventos da UNAMA: http://sereduc.com/qjQchm.

Comentários