Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Pesquisas gastronômicas são apresentadas em Congresso Internacional

As alunas Isis Gomes e Suyane Moraes irão para Maceió apresentar artigos desenvolvidos com apoio de professores da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 20/11/2018 - 15:36
Imagem mostra Cariru
Uma das alunas fez receitas utilizando o Cariru

Isis Gomes e Suyane Moraes, estudantes do curso de Gastronomia da UNAMA- Universidade da Amazônia, tiveram seus artigos científicos aprovados para apresentação durante o III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. O evento acontecerá em Maceió, entre os dias 28 a 30 de novembro.

As alunas, que também são monitoras das disciplinas de Chocolateria e Cozinha Francesa, tiveram como temas “A necessidade de exploração do potencial nutricional e gastronômico das plantas exóticas comestíveis: resgate de memórias sobre o Cariru” e “Aceitabilidade, preferencia e intensão de compra de pão preto utilizando farelo de cacau em substituição parcial a farinha de trigo”.

Luciana Centeno e Giselle Arouck foram as professoras orientadoras das alunas. Para Giselle Arouck, a apresentação desses trabalhos é de grande importância. “Além de serem os primeiros artigos a serem aceitos em Congresso da área, por Gastronomia ser um curso recente na Instituição, as publicações demonstram como  temos a contribuir com a produção do conhecimento e pesquisa  no contexto da Gastronomia Amazônica”, afirmou a professora.

Depois de plantar e usar o Cariru em uma de suas refeições em casa, a aluna Suyane Moraes teve a ideia de fazer um artigo sobre a planta, que é considerada não convencional, denominada PANC. “É uma planta rica em propriedades nutricionais, mas que caiu em desuso por ser muito dominadora na questão do plantio. O que pretendo mostrar neste artigo é justamente como as plantas pouco convencionais, como o Cariru, podem ser uma ótima opção para merenda escolar, por exemplo. Quero mostrar o resgate da memória e comprovar que a planta pode ser utilizada no nosso cotidiano”, afirmou a aluna.

 

Comentários