Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Pensando fora da caixinha na ceia de Natal

Que tal inovar no jantar natalino com releituras de receitas tradicionais desta época? Confira estas dicas e surpreenda seus familiares e convidados
Por: Paula Brasileiro 23/12/2016 - 10:55 - Atualizado em: 23/12/2016 - 11:00
A ceita de Natal pede um jantar especial. Confira estas dicas.
A ceita de Natal pede um jantar especial. Confira estas dicas.

Está chegando o Natal, uma das datas mais carregadas de símbolos e tradições do nosso calendário. Neste dia, famílias ao redor de todo o mundo se reúnem para trocar presentes e compartilhar uma boa refeição. À mesa, os pratos também costumam ser bastante tradicionais com peru, farofa, salpicão e tender, entre outras receitas. Mas, que tal inovar neste ano e oferecer às pessoas queridas diferentes sabores e preparados? Confira estas dicas de releituras de comidas típicas desta época e surpreenda na ceia da Noite Feliz.

- Espetinho de peru com frutas

Que tal experimentar o tradicional peru de Natal em uma versão mais leve e descontraída? A receita é fácil, prática e ainda cai super bem neste período de altas temperaturas.

Ingredientes:

200g de peito de peru

1 colher (sopa) de suco de limão

3 colheres (sopa) de hortelã picada

4 fatias médias de presunto parma

2 laranjas pequenas

2 pêssegos grandes

sal a gosto

Modo de preparo:

Corte o peito de peru em cubos e tempere-os com o suco de limão, a hortelã picada e o sal. Deixe reservado por 15 minutos. Em seguida, corte o presunto em tiras e enrole os cubos do peito de peru. Lave as frutas e corte-as gomos. Feito isso, monte os espetinhos colocando em cada um deles três cubos de peito, dois gomos de laranja e dois gomos de pêssego, ou coloque os ingredientes na disposição que preferir. Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno médio por 40 minutos, ou até que a carne esteja macia.

- Salpicão Japonês

O Salpicão é outro 'hit' que costuma marcar presença nas ceias natalinas. Esta receita diferente dá um toque oriental ao prato que não pode faltar nesta festa.

Ingredientes

300g de kani kama desfiado

2 colheres (sopa) de molho de soja (Shoyu)

1 cenoura ralada

1 vidro de palmito picado (300g)

1 xícara (chá) de vagem cozida picada

1/2 pimentão amarelo picado

1 talo de salsão picado

1 pote pequeno de maionese (250g)

1 xícara (chá) de batata palha

Sal a gosto

Gergelim para decorar


Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque o kani kama, o shoyu, a cenoura, o palmito, a vagem, o pimentão, o salsão e a maionese. Tempere com o sal e misture. Leve à geladeira por uma hora. Após retirar, coloque a batata palha e decore com o gergelim.

- Lasanha de tender

O tender também costuma ser sucesso nas noites de Natal. Mas, para inovar no jantar, a dica é esta lasanha que vai agradar aos amantes de massa e, também, aos que não dispensam esta carne na ceia.

Ingredientes

1 pacote de massa de lasanha pré-cozida

500g de tender cozido e triturado

350g de queijo mussarela fatiado

1 xícara (chá) de requeijão cremoso

100g de queijo parmesão ralado

Manjericão fresco e tomate-cereja para decorar

Molho

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 tomates picados

3 latas de molho de tomate

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Enquanto a massa cozinha, prepare o molho. Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola e o alho por 10 minutos, mexendo sempre. Adicione o tomate, o molho, sal e a pimenta, deixe cozinhar por mais 10 minutos. Reserve. Em um refratário, espalhe um pouco do molho no fundo e cubra com camadas de massa. Intercale a massa com o molho, o tender triturado e o queijo até acabarem os ingredientes. Cubra com o requeijão e polvilhe com o parmesão. Leve ao forno médio por 35 minutos.

- Rabanada recheada com doce de leite

Para a sobremesa, não pode faltar a rabanada. Uma boa ideia é incrementar a receita recheando as fatias com doce de leite. Você também pode usar como recheio goiabada, banana ou creme de avelã. E se não quiser consumir frituras, pode preparar o doce no forno, fazendo-o assado.

Ingredientes

5 pães dormidos

Doce de leite

5 ovos batidos

2 xícaras (chá) de leite

Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo

Corte os pães em fatias grossas (com uns dois dedos de espessura). Corte cada fatia ao meio, como se fosse fazer um sanduíche. Recheie com uma colher de doce de leite. Passe as fatias de pão molhadas de leite nos ovos batidos e frite em óleo quente até ficarem douradas. Ou, então, leve-as ao forno num refratário e deixe assar de oito a dez minutos. Quando estiverem prontas, polvilhe o açúcar e a canela.

Para os veganos e vegetarianos

Os adeptos de outros estilos de alimentação, como o vegetarianismo e o veganismo, também podem incrementar sua ceia com receitas especiais. Os tradicionais pratos natalinos ganham novas versões para que, aqueles que não comem carne ou outros alimentos de origem animal, também tenham um jantar caprichado.

- Salpicão Vegano com Maionese de Castanha de Caju

Ingredientes

3/4 xícara de castanha de caju crua (hidratada de 4 a 6 horas)

1 xícara de água

1 dente de alho amassado

1 e 1/2 limão (suco)

sal rosa ou marinho a gosto

1/2 repolho roxo fatiado fino

1/2 repolho branco fatiado fino

2 cenouras raladas

1/2 brócolis

2 espigas de milho orgânico

2 colheres (sopa) uvas passas pretas

Modo de preparo

Faça a maionese colocando no liquidificador as castanhas, água, sal, alho e limão. Liquidifique bem até ficar com uma textura lisa e cremosa. Coloque em um recipiente e leve à geladeira. Em uma travessa, misture os repolhos roxo e branco, a cenoura, o brócolis e os milhos com sal a gosto. Depois, leve os vegetais a uma frigideira grande com um pouco de água para dar uma leve cozida. Depois, coloque-os na travessa e vá acrescentando a maionese. Finalize com as as uvas passa e volte a colocar na geladeira para pegar o sabor até a hora de servir.

- Farofa de Natal vegana

500g de farofa pronta

5 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola média picada

1/2 xícara de uva passa preta

1/2 xícara de uva passa branca

3 colheres (sopa) de nozes picadas

1/2 xícara de maçã verde cortada em cubos

1/2 xícara de azeitonas verdes cortadas em rodelas

2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de preparo

Aqueça o azeite numa panela em fogo médio. Junte a cebola e doure levemente, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e junte as passas, as nozes, as maçãs, as azeitonas e a salsinha. Misture bem e acrescente a farofa pronta aos poucos, mexendo sempre. Passe para uma travessa e sirva.

Comentários