Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Patrimônio cultural é discutido em evento na UNAMA

Programação fez parte do IV Encontro de Patrimônio Cultural e Sociedade, que aconteceu no final de outubro
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 05/11/2019 - 11:11 - Atualizado em: 05/11/2019 - 11:12
IV Encontro de Patrimônio Cultural e Sociedade
Encontro buscou trabalhar o conceito de "Cultura" a partir do pensamento de uma sociedade mais justa e humana
A economia da cultura, os povos tradicionais e democracia na Amazônia. Esses são alguns eixos que foram discutidos na UNAMA – Universidade da Amazônia, dentro do IV Encontro de Patrimônio Cultural e Sociedade. A atividade, organizada pelas licenciaturas em História e Geografia da Instituição, buscou trabalhar a estrutura do conceito de "Cultura" a partir do pensamento de uma sociedade mais justa e humana nas variadas formas de expressão. O evento aconteceu de 28 a 30 de outubro, no campus Alcindo Cacela.
 
Na mesa de abertura, além da reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, presidiu a cerimônia a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Pará, Lucineide Azevedo, e a representante do Museu Emílio Goeldi, Cristina Senna. Logo após o início da cerimônia, o público contou com a conferência magna com o tema “Ponto de Memória da Terra Firme”.
 
De acordo com o coordenador das graduações em História e Geografia da UNAMA, Diego Pereira, o evento teve por objetivo restabelecer redes de discussões sobre o tema Patrimônio Cultural e Sociedade de forma interdisciplinar. “Quisemos dar ênfase nas diversas formas de patrimônio cultural existentes na Amazônia do século XXI. Nesse sentido, a abertura de temas é vasta e diversa, possibilitando a percepção de múltiplas vozes”, lembrou.
 
O público pôde participar, ainda, das apresentações de trabalhos científicos, bem como minicursos sobre africanidades na literatura, patrimônio ambiental e teatro como vivência de cultura. No dia 30 de outubro, o evento contou com uma performance artística, uma exposição de Fotografia e um show musical, na Galeria Graça Landeira.
 
“Este é um evento que se consolida no cenário regional e não pode ter a pretensão de restringir o público participante. A intenção precípua é agregar. Nesse sentido, procuramos estabelecer um diálogo enriquecedor com a comunidade acadêmica em geral, graduandos e pós-graduandos, não obstante o público não especializado que se interessa sobre a temática em foco”, ressaltou Diego.
 
O IV Encontro de Patrimônio Cultural e Sociedade, organizado pela UNAMA, tem como parceiros o Departamento de Patrimônio de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC) do Pará, o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Instituto de Patrimônio História e Artístico Nacional (IPHAN). Outras informações no site: unama.br.

Comentários