Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Parceria entre Fidesa e Secult incentiva setor cultural no Pará

Editais Artísticos Culturais Lei Aldir Blanc - Pará faz chamada pública de propostas
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 31/12/2020 - 16:00 - Atualizado em: 07/01/2021 - 16:03
A UNAMA - Universidade da Amazônia, em parceria com o Governo do Estado do Pará, abriu, na última segunda-feira (28), as inscrições para editais Artísticos Culturais Lei Aldir Blanc. A iniciativa visa apoiar e ampliar, por meio de dois editais, as redes e canais digitais para as linguagens artísticas. O termo de colaboração é realizado por meio da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia – FIDESA, entidade privada e sem fins lucrativos da UNAMA, e Secretaria de Estado de Cultura - SECULT. 
 
Ao todo, serão premiados 303 trabalhos em diversas regiões integradas ao Pará. O primeiro edital contempla ações de “Patrimônio Cultural Imaterial” e o segundo de “Culturas Populares”. A lista dos projetos selecionados será divulgada no dia 05 de fevereiro de 2021, segundo cronograma disponibilizado no site.  
 
Diante do cenário da pandemia, o termo de colaboração entre as instituições tem como objetivo movimentar o setor cultural, mais especificamente as culturas populares. A proposta também amplia ações, implementação e desenvolvimento de projetos fomentados através da Lei.    
 
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, explica que a Instituição vai contribuir para aplicação de recursos da Lei destinados ao segmento Culturas Populares por meio de Elaboração de Plano de Trabalho e Execução. “É com muita satisfação que firmamos essa parceria com o Governo do Estado, que diz respeito ao interesse público e que vai garantir recursos para a manutenção e retomada na área cultural. A UNAMA é uma grande incentivadora no que diz respeito ao fomento artístico da região”, afirmou.  
 
De acordo com o coordenador geral do Plano de Trabalho e professor da UNAMA, Edgar Chagas, o apoio da Universidade da Amazônia, por meio dessa parceria, possibilita a junção de esforços para amenizar o momento crítico enfrentado pela área cultural e artística.  “Estamos diante de uma crise mundial sem precedentes e, na área da cultura, espaços como cinemas, museus, bares, restaurantes, casas de shows e salas de teatro tiveram suas atividades paralisadas. Consequentemente, produtores e artistas foram afetados economicamente. Por isso, a parceria é de extrema importância e traz benefícios aos artistas e demais envolvidos no setor”, declarou.  
 
Para outras informações sobre os editais e formas de submissão de trabalhos, os interessados podem acessar o link: https://fidesaaldirblancpa.com.br/
 

Comentários