Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Para raspar a panela

No Dia Mundial do Chocolate aprenda a fazer deliciosas receitas com a iguaria
Por: Katarina Bandeira 06/07/2018 - 13:10 - Atualizado em: 06/07/2018 - 13:12
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Uma das iguarias mais consumidas no mundo, o chocolate é o queridinho de muita gente que tem predileção por doces. Feito da amêndoa fermentada e torrada do cacau, o produto traz benefícios tanto à saúde, quanto ao paladar, além de aparecer em versões para todos os gostos: ao leite, meio amargo, amargo e até o polêmico chocolate branco - que é feito da manteiga de cacau com açúcar e que muita gente não considera chocolate.

Apesar de haver registros de consumo do alimento desde 1.500 anos antes de Cristo, foi por volta do século XV, que a iguaria ganhou uma data para chamar de sua. Acredita-se que o dia 7 de julho marque simbolicamente, na verdade, o dia em que o chocolate foi introduzido na Europa. Porém, se você só estava querendo uma desculpa para cair de boca em alguma guloseima feita com a iguaria, confira três receitas deliciosas para fazer neste dia tão doce:

foto: Freepik

Milkshake de chocolate com marshmallow

Você vai precisar de:

2 bolas de sorvete de chocolate (a medida aqui é só um exemplo, você pode por quantas quiser)

100ml de leite

½  xícara de chocolate meio amargo derretido

Marshmallow

meia xícara de chocolate derretido

Como fazer

Coloque no liquidificador o sorvete de chocolate, o leite e o chocolate derretido e bata tudo. Em seguida coloque o líquido no copo de sua escolha e cubra com o marshmallow. Você pode colocar um pouco da calda no copo, antes de despejar o milkshake. Por fim, finalize com o chocolate derretido.

foto: Pixabay

Brownie de chocolate com leite condensado

Você vai precisar de:

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

1 xícara de açúcar mascavo

200g de manteiga derretida

1 xícara de farinha

½ xícara de cacau em pó

150g de chocolate

4 ovos

½  lata de leite condensado

Como fazer:

Para fazer essa receita é necessário que o forno esteja pré-aquecido a 180º. Em uma tigela funda junte os ovos e o açúcar e bata até engrossar. Adicione a manteiga derretida, a farinha e o cacau em pó e vá misturando aos poucos. Em seguida, pegue a forma que será utilizada para assar os brownies e forre-a com papel manteiga. Assim que a massa ficar pronta, coloque 1/3 dela na forma e espalhe com uma colher, sempre mantendo o centro mais baixo que as bordas (assim você poderá colocar o leite condensado com mais facilidade). Coloque tudo para assar por 5 minutos até a parte superior do brownie tenha formado uma crosta.

Tire a assadeira do forno e coloque mais 1/3 da massa que sobrou na parte lateral da forma. Depois preencha o buraco que ficou com o leite condensado e acrescente o resto da massa de brownie por cima. Deixe assar por mais 25/30 minutos e é só esperar esfriar para servir.

Foto: Pixabay

Mousse de chocolate

Você vai precisar de:

250g de creme de leite fresco

3 gemas

6 colheres de açúcar

300g de chocolate meio amargo derretido

3 claras em neve

Como fazer:

Com uma batedeira bata o creme de leite fresco até que fique em ponto de chantilly e reserve. Depois repita o processo com as gemas  e o açúcar até que fique um amarelo bem clarinho. Junte o chocolate derretido e mexa com uma colher até incorporar bem. Acrescente o creme de leite batido até ficar uniforme e por último, delicadamente, as claras em neve. Coloque a mistura em taças e deixe na geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir.

 

Que tal aprender a manipular alimentos da melhor forma fazendo noss curso de gastronomia? Faça nosso vestibular!

 

Comentários