Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Palestra na UNAMA aborda patógeno HTLV

Assessoria de Comunicação Por: 17/10/2017 - 11:50
HTLV
Evento aborda questão do HTLV

Por Camille Nascimento

Nesta terça-feira (17), a Universidade da Amazônia (UNAMA), promove palestra com o coordenador do curso de Biomedicina e doutorando em doenças tropicais, Akim Felipe Santos Nobre, para falar sobre o vírus linfotrópico-T humano, conhecido como HTLV. O encontro será realizado no auditório 1 do campus Ananindeua às 15h.

“Além de difundirmos conhecimento na área da saúde, mostramos a importância dos profissionais de fisioterapia e biomedicina no diagnóstico e tratamento de doenças causadas pelo vírus. O fisioterapeuta é fundamental no tratamento da paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV (HAM/TSP), e o biomédico é importante no diagnóstico precoce da doença”, explica o professor.

Nobre classifica o HTLV como um vírus de distribuição mundial, silencioso e alerta para os números que observou em pesquisas conduzidas no Núcleo de Medicina Tropical da UFPA, sob coordenação da professora Maísa Silva de Sousa. “Em 2015, realizamos um estudo com frequentadores do Mercado do Ver-o-Peso e constatamos que o número de pessoas infectadas, no grupo específico, variava em até 2%. É um dado que merece atenção, porque as principais vias de contaminação são o aleitamento materno, compartilhamento de seringas e por meio da relação sexual. Como o vírus tem o caráter assintomático no início, as pessoas podem transmiti-lo sem saber que estão infectadas”, enfatiza Akim Nobre.

O HTLV pode causar a perda da motricidade dos membros inferiores  e doenças mais graves, como a leucemia-linfoma de células T do adulto (ATLL). O vírus parasita determinadas células do sistema imunológico humano denominadas linfócitos T. Existem 4 tipos de HTLV, mas apenas os HTLV-1 e HTLV-2 estão relacionados à doenças.

Comentários