Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ouvir música enquanto estuda ajuda a melhorar o desempenho, diz pesquisa

Por: 25/05/2022 - 09:50
Ouvir música enquanto estuda ajuda a melhorar o desempenho, diz pesquisa
Foto: Pixabay

Por Lara Tôrres

Um hábito muito comum a vários estudantes no momento de fazer atividades de leitura, escrita e resolução de questões de provas é ouvir música, seja numa tentativa de abafar ruídos externos que tiram a concentração, ou com o objetivo de relaxar e melhorar o foco e a assimilação de conteúdos. 

Contudo, nem toda música será a melhor escolha nesse momento. É muito importante que o estudante saiba bem o que ouvir para não terminar tendo o resultado oposto ao desejado!

Saiba o que ouvir

Um estudo financiado pela plataforma de streaming de música e podcasts Spotify apontou que a música clássica durante os estudos pode levar a um desempenho 12% melhor em suas provas de matemática, por exemplo, especialmente se for bem escolhida. 

Em entrevista a jornal britânico Metro, a psicóloga Emma Gray contou que “A melodia e a escala tonal em músicas clássicas, como 'Fur Elise' de Beethoven (com 60-70 batidas por minuto), ajudou os alunos a estudarem por mais tempo e a reterem mais informação". 

Outro estudo, realizado pela Universidade de Caen, na França, mostrou que a música durante os estudos pode aumentar o tempo de atenção na atividade realizada, ampliando a capacidade de absorver conteúdos. A criatividade também costuma ser elevada, o que é muito interessante para profissionais como designers, jornalistas e artistas, por exemplo. 

No que diz respeito ao estilo musical, a pesquisa revela a importância de escolher canções mais calmas e no idioma do estudante, para evitar o cérebro de buscar decifrar o significado da letra, desviando a atenção do conteúdo. 

Além da música clássica, já citada, há outros estilos que podem auxiliar na concentração, como músicas instrumentais e sons de natureza, que geram tranquilidade e funcionam como estimulante para o cérebro. 

Confira agora 3 músicas ideias para manter a concentração nos estudos 

1- Viva La Vida - 2Cellos

2- É o que me interessa - Lenine

3- In my life - The Beatles

Comentários