Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Outubro Rosa: Ação promove orientações sobre os tipos de câncer

A atividade da UNAMA acontece no Residencial Jardim Ananindeua
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 28/10/2020 - 11:31 - Atualizado em: 30/10/2020 - 11:41
A UNAMA – Universidade da Amazônia realiza, neste sábado (31), uma ação de conscientização e orientação sobre o câncer de mama, como encerramento da campanha do “Outubro Rosa”. O evento é organizado pelo curso de Fisioterapia, do campus Ananindeua, no Residencial Jardim Ananindeua, e está incluso no calendário de Responsabilidade Social da instituição. A atividade acontece de 8h às 12h e vai contar com a participação de professores, alunos e convidados.
 
A programação inicia com a palestra sobre “a importância do cuidado e prevenção ao câncer”, com a professora convidada do curso do psicologia da UNAMA, Carla Leão. Em seguida é a vez do bate papo sobre “Empreendedorismo feminino”, com a coordenadora de administração da UNAMA, Juliana Brígida. O ciclo de palestras encerra com a discussão sobre ”nutrição e a prevenção ao câncer”, com a nutricionista convidada Tereza Mendes. O evento segue ainda com a participação dos acadêmicos nas orientações sobre o autoexame; a prática de exercícios laborais, com a fisioterapeuta Ana Márcia Ferreira; além do depoimento de Cássia Batista, que venceu o câncer de mama.
 
Para o coordenador do curso de fisioterapia da UNAMA Ananindeua, Nayan Lopes, o objetivo do evento é promover o engajamento das mulheres para a causa. “A fisioterapia tem papel importante na recuperação de mulheres que realizam cirurgia da mama e precisam restabelecer movimentos. Ao engajar-se em uma campanha como a do Outubro Rosa, os estudantes mostram que estão aprendendo a verdadeira missão do fisioterapeuta, que é atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde. A ideia é insistir para que todas as mulheres ao nosso redor conheçam seus corpos e assim possam identificar qualquer alteração nas mamas, sejam elas durante o banho ou troca de roupa, por exemplo”, disse o gestor.
 
A programação é gratuita e não precisa fazer inscrição. A expectativa é a participação de 100 pessoas no evento. Outras informações: fisioterapia.ananindeua@unama.br.
 

Comentários