Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Osga estreia documentário sobre publicidade em Belém

Made in Belém aborda o histórico do mercado da publicidade
Assessoria de Comunicação Por: 12/12/2017 - 15:09
Imagem mostra símbolo de vídeo
Material será uma fonte de pesquisa e de inspiração

Por: Camille Nascimento 

A criatividade é a matéria-prima para quem trabalha com a publicidade. Em Belém do Pará esta característica gerou um mercado inovador, a partir de agências que se consolidaram no norte do Brasil, mesmo com pouca disponibilidade de recursos. Este cenário é o tema do documentário Made in Belém, produzido pela Agecom UNAMA, com estreia confirmada para o dia 12 de dezembro, às 18h, no Cine Olympia, dentro da programação do Festival Audiovisual Osga.

Made in Belém é um trabalho produzido por alunos da graduação da UNAMA que integram a Agecom, orientados pelo professor e mestre Robson Macedo. Trata-se de um relato histórico, atual e apresenta uma visão de futuro para a publicidade paraense. O documentário conta, através de depoimentos de profissionais da área (desde fundadores das primeiras agências, professores a estudantes de publicidade) que relatam como é fazer e viver publicidade.

Segundo o publicitário Robson Macedo, o lançamento do documentário é importante para fortalecer as pesquisas acadêmicas sobre a publicidade, já que na academia ainda é um tema pouco pesquisado. “Uma das dificuldades que tivemos foi de encontrar referências bibliográficas, elas são bem escassas na área da publicidade. Ainda bem que contamos com os relatos de muitas fontes vivas. O depoimento de todos os entrevistados foi significativo para o nosso documentário”, avalia o professor.

Com uma hora de duração, Made in Belém mostra ao telespectador o histórico da publicidade local, contando como as principais agências foram fundadas, até a atual formatação do mercado da publicidade. “Profissionais e alunos devem ter acesso a este material, será uma fonte de pesquisa e quem sabe de inspiração. A história da publicidade na nossa região é marcada por poucos recursos e muita criatividade, quando as agências começaram a atuar aqui a pesquisa acadêmica na área não tinha iniciado. Mesmo assim, temos comerciais dos anos 1970-1980 que foram premiados internacionalmente”, observa Robson Macedo. 

Comentários