Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Oficina de Talentos abre espaço para ideias e inovação

Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 29/03/2017 - 08:26
lampadas

Incentivar os estudantes a produzirem projetos e experiências em diversas áreas do conhecimento e que visam o bem estar e melhorias para a sociedade e meio ambiente. Este é o objetivo da Oficina de Talentos, evento é promovido pelo Núcleo de Empregabilidade e Carreiras da Universidade da Amazônia (UNAMA) que reúne estudantes de diversos cursos. A primeira edição da oficina ocorreu em dezembro de 2016 e a segunda está programada para maio de 2017. Os alunos com ideias inovadoras já podem começar a se programar e tirar os projetos do papel.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Ana Sabrina Favacho, a ideia surgiu com intuito de despertar nos acadêmicos o olhar empreendedor, alinhado com a preocupação em valorizar e reconhecer a atuação de todos os agentes envolvidos no processo. “Visamos proporcionar a vivência na teoria e prática em forma de oficina, despertar o empreendedorismo e qualidade do projeto apresentado no aspecto social, ambiental e empresarial, além de entrelaçar parceria entre empresa e Instituição”, disse. Durante a primeira edição foram selecionados dois finalistas, a equipe Sirius e Arcturus, em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Focando na sustentabilidade, a equipe Sirius pensou em atender a diversos setores corporativos. O projeto abordou o uso de papel nas empresas, propondo práticas para diminuição do consumo e, consequentemente, maiores produtividade dos colaboradores. Para Izabelle Amaral, integrante da equipe e que cursa o sétimo semestre de Engenharia Civil na UNAMA, a oficina permitiu a troca de experiências. “O evento possibilitou que nós tivéssemos o contato com outros cursos e disciplinas, fazendo-nos lembrar que no mercado de trabalho não vamos atuar apenas com pessoas das nossas áreas. Foi um momento de inovação e trabalho em equipe”, comentou.

Inovação tecnológica. Esse foi o pensamento que guiou o trabalho da equipe Arcturus. Eles fizeram um experimento para implantação de energia solar em ônibus em Belém, com o objetivo de refrigerar os coletivos. Segundo Rodinelson Moraes, do quarto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNAMA, a ideia do projeto surgiu de uma necessidade dos alunos, tendo em vista que é algo possível por essa tecnologia já ser utilizada em outros países. “O uso dessa energia renovável é uma oportunidade para esse experimento. A oficina foi muito interessante e nos deu a oportunidade de abrir novos horizontes sobre o assunto. Queremos continuar o trabalho. Então é uma boa oportunidade para fazermos um artigo, por exemplo”.

Para Ana Sabrina Favacho, a Oficina de Talentos é uma atividade que engaja professores e alunos para desenvolver, a partir dos conhecimentos absorvidos na disciplina de Desenvolvimento e Empregabilidade, ideias inovadoras. “Durante a oficina revelamos novos talentos e divulgamos os projetos para empresas parceiras da oficina de talentos e Núcleo de Empregabilidade e Carreiras, ampliando assim, as oportunidades de estágios e empregabilidade”, concluiu.

Comentários