Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O que você precisa saber sobre a carreira de diplomata?

Conheça mais sobre a profissão de diplomata
Por: Camilla de Assis 20/04/2018 - 15:36 - Atualizado em: 20/04/2018 - 15:38
Foto: Freepik
Foto: Freepik

“Ciência, arte e prática das relações internacionais entre Estados”, “habilidade para negociar ou tratar outras pessoas; tato, jeito” ou ainda “qualidade de quem é circunspecto, grave, apegado a regras de conduta” são algumas das definições encontradas no dicionário para a palavra diplomacia. Nela, se abriga uma das carreiras mais concorridas e mais importantes de um país, a de diplomata. Nesta profissão, o diplomata é responsável por representar, informar e negociar o governo de sua nação perante o mundo.

O Instituto Rio Branco, como é chamado o Ministério das Relações Exteriores, onde trabalha o diplomata, foi criado em 1945. Desde o ano seguinte, a seleção e o recrutamento para destes profissionais é realizada pelo Itamaraty (como também é conhecido o ministério). Conheça agora algumas curiosidades sobre a carreira de diplomata.

O que faz um diplomata

Uma pessoa que lida com a diplomacia de um país tem que tratar, sobretudo, das boas relações da sua nação com os outros governos do mundo. É o diplomata que  se responsabiliza a informar ao governo brasileiro sobre assuntos que sejam de interesse na nação; representar o Estado perante a comunidade internacional; e negociar tratados e acordos que reforcem os interesses brasileiros.

No exterior, o diplomata trabalha nas repartições do Itamaraty, que são chamadas de postos. Estes locais são subdivididos em outros três departamentos. O primeiro é a Embaixada, local responsável pelas relações bilaterais entre o país onde ela está locada e o Brasil. O segundo, é a Repartição Consular, que presta ajuda aos brasileiros no exterior. Já em terceiro, está a Missão ou Delegação, que atua junto a organizações internacionais.

Já dentro do Brasil, o diplomata atua em Brasília, dentro do Instituto Rio Branco, em Brasília, ou nos escritório de representação. Dentro do País, os profissionais diplomáticos trabalham como diplomatas de ligação, mais conhecidos como “DipLig”, que ficam encarregados de serem acompanhantes diplomáticos para delegações estrangeiras, auxiliando em questões logísticas.

O que é preciso para ser um diplomata?

Para ser diplomata, é preciso ser brasileiro, ter 18 anos, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, ter concluído o curso superior e estar apto física e mentalmente para as atribuições da carreira. O processo seletivo de ingresso na diplomacia brasileira é por meio de concurso público, realizado pelo Ministério das Relações Exteriores. Além disso, é importante ter em mente que o trabalho do diplomata tem um teor muito político, então é preciso ser uma pessoa que cultive relações estratégicas.

O salário inicial de um diplomata é de mais de R$ 15 mil e o teto pode chegar a mais de R$ 21 mil. Além do vencimento, também são incluídos benefícios como auxílio moradia, diárias e outros adicionais. Aproveite e conheça o curso de Relações Internacionais da UNAMA.

 

E você, o que achou da carreira de diplomata? Conte pra gente nos comentários!

 

Comentários