Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O que você perguntaria a um astronauta?

Profissionais da NASA resolveram responder às dúvidas de pessoas do mundo inteiro, que incluem desde como se tornar um astronauta até como eles usam o banheiro no espaço
Marcele Lima Por: 09/01/2020 - 18:31
Muitas pessoas quando são crianças sonham em ser astronautas. A profissão encanta quem vê nas estrelas uma oportunidade de desenvolver uma carreira. Contudo, ainda existem muitas dúvidas em relação à vida no espaço, às adversidades e como o trabalho, de fato, é desenvolvido em ambientes de gravidade zero. Pensando nisso, integrantes da  Agência Espacial Norte Americana (NASA) resolveram responder às dúvidas de jovens do mundo inteiro, que surgiam no campo de perguntas mais frequentes da agência (Frequently Asked Questions - FAQ), sobretudo em relação aos desafios da profissão.
 
Na data de 9 de janeiro foi escolhido o dia para homenagear a categoria e, por isso, selecionamos cinco dessas perguntas respondidas pelos astronautas da NASA. 
 
Confira
 
O que os astronautas fazem na Estação Espacial Internacional (ISS)?
 
Há muitos experimentos científicos a serem realizados a bordo. A tripulação também precisa manter a estação limpa, verificar equipamentos, manter, reparar e substituir equipamentos quebrados. Os astronautas também realizam atividade física duas horas por dia para se manterem em forma e para manter seus músculos e ossos fortes. Por vezes, os astronautas precisam realizar as chamadas “caminhadas espaciais”, que nada mais são do que atividades realizadas do lado de fora da nave espacial, usando um traje especial que protege das intempéries do ambiente espacial, como a radiação excessiva. Trata-se de um trabalho duro, perigoso, mas a paisagem é incrível. As atividades extra-veiculares, como são também chamadas, ajudam a manter o funcionamento da estação espacial.
 
Que efeitos o voo espacial exerce sobre o corpo humano?
Um corpo ‘normal’ se adapta ao ambiente ‘anormal’ do espaço de diversas formas. Imediatamente ao entrar em “gravidade zero”, os fluidos em suas pernas e na parte inferior de seu corpo se move em direção a sua cabeça. De fato, você sente sua face mais inchada. Com exceção de ocasional dor de cabeça e congestão, os astronautas não se sentem incomodados com essa mudança dos fluidos. Alguns astronautas se sentem tontos e têm o estômago enjoado durante os primeiros dias de um voo espacial, na medida em que eles se acostumam com a gravidade zero. Depois de alguns dias, quase todos se acostumam à gravidade zero e gostam da experiência. Se o astronauta não se exercitar, seus ossos e músculos enfraquecerão. Durante seu retorno à Terra, o astronauta precisa se acostumar de novo à gravidade. Às vezes isso deixa a pessoa tonta. Depois de retornar de uma semana de voo, a readaptação pode levar um ou dois dias. Se o astronauta estiver retornando de uma missão de seis meses, pode levar diversas semanas para se sentir normal de novo.
 
Como se vai ao banheiro no espaço?
O vaso sanitário espacial tem algumas peculiaridades. Primeiramente, para evitar de flutuar, você precisa se amarrar para sentar no assento. Isso o prende no assento, como um cinto de segurança que você usa no carro. Depois, o vaso sanitário espacial uca um sistema de sucção para ao invés de descarga. Assim, tudo o que for feito ali será sugado.
 Os astronautas têm medo de viajar ao espaço?
 
Um astronauta muito experiente que já voou em todos os veículos, incluindo o Gemini e o ônibus espacial, disse que se você não sente nem um pouco de medo, é porque não sabe o que está acontecendo. Os astronautas conhecem todos os riscos envolvidos em uma viagem espacial. Eles estão dispostos a correr todos esses riscos porque eles acreditam na missão de explorar o espaço e porque acreditam que o benefício compensa o risco que se corre. Apesar de esses riscos gerarem um certo nervosismo por vezes, quando eles estão no espaço, eles não deixam o nervosismo interferir em suas atividades.
 
O que devemos estudar se quisermos nos tornar astronautas?
 
Os astronautas possuem diferentes formações, todos científicos ou técnicos. Você pode se tornar um piloto de avião a jato e um piloto de testes, o que pode lhe qualificar a se tornar um astronauta. Em geral, os astronautas são engenheiros ou cientistas com ótima formação e vasta experiência. Além disso, a NASA conta com os chamados educadores astronautas, que são professores de ensino médio que têm formação em exatas ou técnicas. Encontre uma área de que você gosta, estude bastante e faça o seu melhor na escola. Você sempre terá mais opções na vida se você sempre fizer o seu melhor.
 
 
O documento completo com as perguntas e respostas, originalmente em inglês, pode ser acessado por este link .

Comentários