Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O que faz profissional de Segurança do Trabalho?

Saiba como atua o profissional formado no curso de Segurança do Trabalho
Por: Henrique Nascimento 31/07/2018 - 12:57
O que faz profissional de Segurança do Trabalho?/Freepik
O Brasil está em quarto lugar entre os países com mais acidentes de trabalho no mundo segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social. Os dados divulgados em 2017 mostram que o país só perde para Índia, China e Indonésia. São registrados cerca de 700 mil acidentes de trabalho por ano em solo brasileiro. Desse número, 3 mil são vítimas fatais e 15 mil pessoas precisam ser afastadas definitivamente das suas atividades. Vale destacar que anualmente os acidentes de trabalho geram prejuízos de 700 milhões para a economia nacional. A atuação do profissional de Segurança do Trabalho é fundamental para que essas estatísticas possam diminuir.
 

O que faz o profissional de Segurança do Trabalho?

O objetivo da área de Segurança do Trabalho é defender a integridade física e mental do trabalhador. O profissional será responsável por averiguar se todas as 36 normas regulamentadoras (NRs) de saúde e segurança do trabalho estão sendo cumpridas. Dependendo da sua função, ele estará atuando como interno nas empresas orientando e implementando as diretrizes ou atuando com fiscal do Ministério do Trabalho.
 

O que determinam as NRs?

Em junho de 1978, o Ministério do Trabalho estabeleceu as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Medicina do Trabalho. De acordo como o descrito na NR 1.1, todos os espaços laborais, sejam eles públicos ou privados, que tenham empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), devem seguir as NRs. No entanto o direito à saúde é algo básico que deve ser garantido a todo cidadão. Sendo a manutenção da segurança do trabalho essencial para o bem-estar físico e emocional do trabalhador, logo o cumprimento das NRs deve ser tido como algo fundamental.
 
As NRs estão divididas em gerais, temáticas e técnicas. As gerais são aplicadas a diferentes espaços de trabalho, as temáticas compreendem ambientes laborais específicos, já as técnicas se referem a máquinas e equipamentos.
 

O curso de Segurança do Trabalho

O estudo da Segurança do trabalho pode ser feito de duas formas: através do curso técnico e do curso superior tecnólogo. O curso técnico tem duração mais curta, um ano e dez meses, e te prepara diretamente para o mercado de trabalho. Já o superior tecnólogo equivale a uma graduação no Ensino Superior e possui duração mais curta que as graduações tradicionais, três anos.
 
As disciplinas do curso contemplam assuntos como matemática, tecnologia da gestão, ética e cidadania e psicosociologia. O profissional ainda aprende sobre logística portuária, legislação trabalhista e empreendedorismo.
 

Comentários