Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O que ainda não te contaram sobre o estágio?

Descubra todas as verdades sobre o assunto no Dia do Estagiário e ainda confira as principais normas da Lei do Estágio
Por: Camilla de Assis 14/08/2017 - 09:44 - Atualizado em: 18/08/2017 - 08:23
O que ainda não te contaram sobre o estágio?/Freepik
Estar atento à Lei do Estágio é fundamental

Você quer estagiar, não é mesmo? Além disso, provavelmente todos os seus amigos de turma também entraram na graduação com esse objetivo. Pois é no estágio a fase em que os alunos têm a oportunidade de praticar todos aqueles conhecimento que aprendem na sala de aula. Porém, muito mais do que algo estritamente profissional, o estágio também é o momento em que o aluno adquire sua bagagem de vida e aprendizado de mundo.

Nesta sexta-feira (18), é comemorado o Dia do Estagiário. Por isso, só trouxemos verdades sobre o que é estagiar. Não se desespere, você vai se identificar com tudo isso assim que conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.

Inscreva-se no vestibular!

1 - Você não é melhor que ninguém porque está estagiando
Muitas vezes, o estágio pode engrandecer o ego do estudante, principalmente em relação aos outros colegas de curso que ainda não conseguiram a oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Porém, estar à frente nesse quesito não significa que o estagiário é melhor que os outros alunos só porque já vivencia a prática do seu curso. É preciso humildade.

2 - Não, a culpa não é sempre sua
Há o mito que o estagiário é sempre culpado de tudo. Bom, muitas vezes ele pode ser, sim, culpado por algo que tenha acontecido de errado na empresa, principalmente por estar em fase de aprendizado, mas nem sempre é assim. Procure fazer um trabalho íntegro e assumir as responsabilidades. Além disso, lembre-se que o(a) responsável por seu aprendizado na empresa é do(a) seu(a) supervisor(a).

3- Você não vai só pegar café
Você até pode ser o convocado da vez para pegar um cafezinho para os colegas de trabalho, mas não é pra isso que o estagiário serve. É importante estar sempre atento e disposto para aprender e exercer funções que integrarão seu aprendizado na área.

4 - Nem ser o “faz tudo”
É importante, sim, que você seja um estagiário versátil e pronto para ajudar e cumprir suas funções. Mas isso não significa que vai ser o faz tudo. Os aprendizes geralmente são incentivados a atuar profundamente nas áreas que estudam.

5 - Expressões como “escraviário” não têm nada a ver
O estágio é o momento de aprendizado, então a delegação de algumas funções ao estudante não significa que ele exerce demais. Além disso, comparar o sistema de estágio com o escravagista - que vitimou milhares de pessoas no Brasil - é, no mínimo, racista. Apenas parem. Já trouxemos conteúdo sobre preconceito linguístico. Relembre.

6 - Você vai viver para o estágio e graduação
Sim, verdade, correto, com certeza. Sua vida vai ser 90% voltada para estagiar e estudar. Se você gosta do que faz, o tempo quase não vai passar. Aproveite, essa correria é passageira e, quando acabar, você vai sentir falta.

7 - Nem sempre a bolsa vai ser o que você espera, mas não se desespere
Os estágios que oferecem bolsa como pagamento nem sempre cobrem suas expectativas de remuneração. Mas não se desespere, assim como a correria do dia a dia de estudante e estagiário, isso é passageiro. O importante é ter aquele conhecimento e você não vai obtê-lo da melhor maneira que não seja aliando os conhecimentos da sala de aula com a prática do estágio

8 - O que é comer bem mesmo?
Assim como na faculdade você só vai ter dinheiro para xerox e coxinha, o estágio vai ser mais um momento em que você vai viver na correria e não vai conseguir se alimentar. Comidas rápidas, feitas na tia do lanche, vão ser a base da sua alimentação. Acostume-se.

Lei do Estágio

Instituída em 25 de setembro de 2008, a Lei nº 11.788, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, trouxe inúmeros benefícios e garantias aos estudantes que buscam experiência no mercado de trabalho. A primeira coisa a salientar, é que o estágio pode fazer parte do projeto pedagógico do curso em que o aluno está matriculado. Ou seja, o esse plano pedagógico da instituição pode requerer estágio obrigatório para os alunos, ou apenas instituí-lo como recomendação de complemento às práticas obtidas em sala de aula.

Confira abaixo alguns termos da Lei que são de fundamental conhecimento. Aproveite e veja também a cartilha que o Ministério do Trabalhou criou para a esclarecer sobre a Lei do Estágio.

1 - As horas
Você pode permanecer até seis horas diárias ou 30 horas semanais exercendo suas funções de estágio. Também só é permitido que o estudante estagie nos períodos de segunda-feira a sábado.

2 - Até dois anos na empresa
Dois anos, ou seja, 24 meses, é o tempo limite que o estagiário poderá passar na corporação. O prazo pode ser estendido no caso de pessoas portadoras de deficiência.

3 - “Recompensa” pelo estágio
No caso de estágios não obrigatórios, se torna compulsório o recebimento de bolsa ou de contraprestação aos estudantes. Além disso, a empresa também é obrigada a fornecer o auxílio-transporte.

4 - Pelo menos um ano
O estagiário tem o direito assegurado de passar pelo menos um ano em uma empresa, com período de recesso remunerado de 30 dias. O tempo de férias deverá ser proporcional caso o estudante fique menos tempo no exercício das funções. Além disso, o descanso pode ser retirado preferencialmente na época de férias escolares.

Comentários