Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O 'Pulmão do Mundo' está precisando de oxigênio

A Floresta Amazônica está sofrendo cada vez mais com desmatamento e perdendo seus protetores. Entenda melhor
Por: Paula Brasileiro 10/07/2017 - 11:24 - Atualizado em: 11/07/2017 - 10:02
A Floresta Amazônica representa mais da metade das florestas tropicais do mundo
A Floresta Amazônica representa mais da metade das florestas tropicais do mundo

Estima-se que 20% do oxigênio do mundo seja produzido pela Floresta Amazônica. Não à toa, apelidada de 'Pulmão do Mundo', a floresta representa um imenso espaço de biodiversidade com uma quantidade de espécies, vegetais e animais, surpreendente. Mas, existem outros fatos relacionados a esse grandioso elemento da natureza que também podem surpreender e preocupar. E eles estão todos interligados. Confira.

 

Começando pelos números...

... a Floresta Amazônica representa mais da metade das florestas tropicais do planeta Terra cobrindo uma área de 5,5 milhões de km² - a maior parte em território brasileiro. A região abriga cerca de três mil espécies conhecidas de peixes; 1.500 de pássaros; mais de 400 de mamíferos e anfíbios e quase a mesma quantidade de répteis; além de mais de 100 mil invertebrados, como insetos; e 390 bilhões de árvores.

Porém, tanta natureza não vem sendo muito bem cuidada...

... e nos últimos 40 anos, cerca de 20% da floresta foi desmatada. Só no último ano (2016), o desmatamento da região cresceu em quase 30%, sendo este o pior resultado desde 2008, segundo dados do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. Os dados indicam que os estados que mais desmataram foram Pará, Rondônia e Mato Grosso e a maior parte do problema se concentra em terras privadas e assentamentos. Por trás desta derrubada de árvores está a exploração ilegal de madeira e formação de áreas para pasto.

Mas, ninguém se preocupa com a devastação da floresta?

Até que sim. Em 2008 foi criado, durante a Conferência do Clima em Bali (COP 13), o Fundo Amazônia. Ele surgiu com o objetivo de captar investimentos para ações de conservação da Amazônia. As verbas são geridas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e aplicadas em iniciativas como monitoramento, recuperação de áreas desmatadas e gestão de florestas públicas. Já em 2016, no Acordo de Paris - durante a 21ª Conferência das Partes (COP21) - o Brasil, país que detém a maior parte da floresta, prometeu zerar o desmatamento até o ano de 2030, além de recuperar 12 milhões de hectares para conter o aquecimento global.

Então, a Noruega se preocupou também...

... e desde 2009 tem sido o maior financiador do Fundo Amazônia. O país nórdico já liberou mais de US$ 1,1 bilhão para proteção da floresta. Isso porque, apesar de ser relativamente pequena, a Noruega é a 15ª maior produtora de petróleo do mundo, sendo assim uma das grandes responsáveis pelo aumento do aquecimento global. Para tentar minimizar o estrago, o país tornou-se um dos maiores doadores para sistemas de proteção de florestas ao redor do mundo.

Apesar disso, a situação não é nada favorável...

... e a ajuda norueguesa pode acabar. Isso porque, no acordo estabelecido entre o país e o Brasil, ficou determinado que o investimento vindo de fora seria reduzido sempre que as taxas de desmatamento aumentassem. E, em recente visita à Noruega, em junho deste ano, o presidente Michel Temer foi alertado de que o repasse de dinheiro para o fundo de proteção da Amazônia já será reduzido pela metade e que poderá chegar a zero no futuro. Isso significa uma redução de R$ 196 milhões, em dois anos.

Na data em que se celebra o Dia de Proteção às Florestas (17/07), refletir sobre esses fatos e, sobretudo, como nós próprios tratamos o planeta em que vivemos é um ótimo exercício para que possamos fazê-lo cada vez mais e melhor.  

E você, o que tem feito para preservar a natureza do nosso planeta? Compartilhe conosco. 

 

Comentários