Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O melhor do cinema brasileiro e mostra de vídeos marcam a abertura do Osga

O evento contou com o lançamento do livro “100 melhores filmes brasileiros”
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 25/11/2016 - 11:56 - Atualizado em: 25/11/2016 - 12:08
imagem mostra palestrante na abertura do  Osga
A mostra iniciou com curtas de ficção, documentários, vídeo-arte e vídeo minuto.
Galeria: 
O evento contou com o lançamento do livro “100 melhores filmes brasileiros”. Foto: Roberto do Vale e Silva A mostra iniciou com curtas de ficção, documentários, vídeo-arte e vídeo minuto.Foto: Roberto do Vale e Silva A mostra iniciou com curtas de ficção, documentários, vídeo-arte e vídeo minuto. Foto: Roberto do Vale e Silva A mostra iniciou com curtas de ficção, documentários, vídeo-arte e vídeo minuto. Foto: Roberto do Vale e Silva A mostra iniciou com curtas de ficção, documentários, vídeo-arte e vídeo minuto. Foto: Roberto do Vale e SilvaA mostra iniciou com curtas de ficção, documentários, vídeo-arte e vídeo minuto. Foto: Roberto do Vale e SilvaA mostra iniciou com curtas de ficção, documentários, vídeo-arte e vídeo minuto. Foto: Roberto do Vale e Silva

A valorização da produção audiovisual brasileira marcou o início das exibições dos vídeos selecionados para participar do festival Osga de Vídeos Universitários, realizado pela UNAMA -Universidade da Amazônia. A programação começou com o lançamento do livro “100 melhores filmes brasileiros”, com o crítico de cinema Marco Antônio Moreira, que participou da elaboração do livro, no cine Olympia, nesta última quinta-feira (24). A sessão com a exibição dos curtas começou logo após o lançamento.

 

A mostra iniciou com curtas de ficção, documentários, vídeo-arte e vídeo minuto. Também foi exibido o filme “Chuvas de Verão”, de Carlos Diegues, com  crítica escrita por Marco Antônio, que tem a realização da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. “Essa crítica foi publicada no livro 100 melhores filmes brasileiros, que foi lançado dentro da programação do Osga. Foi um lançamento nacional, entre críticos e associados em todo o Brasil. O lançamento está sendo feito em vários festivais em todo o Brasil esse ano até 2017. O primeiro lançamento foi feito no festival de Gramado, em agosto, e o Osga foi escolhido para fazer esse lançamento em Belém”, explicou a professora do curso de Comunicação Social da UNAMA e uma das organizadoras do evento Marina Chiari.

 

Marco Antônio conta que lançar o livro em um dos cinemas mais antigos de Belém,  foi o lugar e a oportunidade perfeitos para divulgar a obra. “Eu, como um dos jurados do Osga, pensei que tinha tudo a ver com o festival de vídeos universitários, porque um do objetivos do livro é justamente divulgar o conteúdo dos vídeos”, declarou.

 

A estudante de Jornalismo da UNAMA Ariela Motizuki concorre com três vídeos em diferentes categorias: “História de Sofia”, na curta-metragem; “Cordão do Galo”, para mini-documentário, e “Eu sou Belém”, na categoria vídeo-minuto. “Foi muita correria produzir três vídeos para o Osga.Como nós temos um carinho muito grande pelo festival, resolvemos inscrever os vídeos”, contou.

Comentários