Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O desafio da capacitação em tempos de pandemia

Aproveitar o momento para melhorar habilidades é o segredo para o sucesso
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 30/04/2020 - 10:58 - Atualizado em: 04/05/2020 - 22:00
O mercado de trabalho é um cenário de muitos desafios para quem quer conquistar um espaço. O desafio é ainda maior em tempos de pandemia, porém esse é um momento propício para adquirir novos conhecimentos.  Pesquisas relacionadas ao assunto garantem que a capacitação é uma forma de abrir novas oportunidades aos profissionais.
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, mostra que o número de desempregados já atingiu mais de 12,6 milhões de brasileiros. Em um mercado tão competitivo, se destacar e buscar a qualificação profissional são ferramentas eficazes para o sucesso. Esse cenário já é uma realidade no Pará. Segundo dados registrados pelo Núcleo de Trabalhabilidade, Emprego e Carreiras da UNAMA – Universidade da Amazônia, mais de 6.700 pessoas buscaram qualificação promovidas pelo núcleo universitário.
 
Os dados são do período de janeiro de 2019 até março de 2020, relativo a pessoas que participaram de cursos, palestras e demais atividades promovidas pelo setor. O perfil desse público atendido é de estudantes universitários que já estão na metade do curso, mas também participaram a comunidade em geral, em busca do enriquecimento do currículo, alunos egressos e empresas parceiras.
 
A professora responsável pelo Núcleo, Fabíola Villela Machado, fala sobre a importância de se capacitar. “Apesar de o público ser, na sua maioria, jovem, a capacitação é válida em qualquer momento da vida profissional. A busca permanente pela qualificação e aprendizado deve ser constante, pois devemos estar preparados para o mercado de trabalho e para os desafios que ele traz. Por isso, é importante estar disposto a se manter atualizado”, afirmou.
 
O NTEC atua em várias frentes: estágios, empregos, qualificação, treinamentos e o programa Jovem Aprendiz. A professora comenta que o setor é o único que envolve acompanhamento e é exclusivo. “Os serviços são completos. Envolve desde o gerenciamento de estágios não obrigatórios de todos os alunos da Instituição e os estágios obrigatórios dos cursos das áreas tecnológica, social e jurídica, até a realização de processo de recrutamento e seleção para empresas parceiras”, concluiu a professora.

Comentários