Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Novembro Azul é destaque na Ação “Xô preconceito”

A primeira ação “Xô preconceito” da FIT/UNAMA, destacou a importância da saúde do homem
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 30/11/2016 - 15:26
imagem mostra uma das palestras  do  novembro azul
As Faculdades Integradas do Tapajós (FIT/UNAMA), realizaram a ação “Xô preconceito”

Aproveitando a campanha do Novembro Azul, realizada durante todo o mês de novembro em todo território nacional, acadêmicos do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT/UNAMA), realizaram a ação “Xô preconceito” nos dias 22 e 29 de novembro.

Dividida em duas etapas a atividade pretendeu conscientizar homens a partir dos 31 anos a respeito de doenças masculinas, principalmente na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Primeiramente acadêmicos do décimo período fizeram uma palestra demonstrativa sobre a saúde do homem na Endicon Engenharia de Instalações e Construções Limitadas – localizado no Bairro Jardim Santarém.

Em seguida no dia 29 de novembro a ação foi realizada no auditório da faculdade por meio de palestras ministradas pelo Dr. Jarlisson Rebelo Gonçalves – Cirurgião Geral que abordou o “ Câncer de próstata” e Enfª. Mara Spínola destacando a “Assistência de Enfermagem na Saúde do Homem”.

Durante as abordagens do médico cirurgião, Jarlisson Gonçalves o câncer da próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás somente do câncer de pele. O profissional da saúde também destacou que os principais fatores de risco da doença são providos pela idade, algum histórico na família, alimentação inadequada à base de gordura, sedentarismo e obesidade. “Esse tipo de câncer pode ou não apresentar sintomas iniciais, por conta disso quanto mais cedo for diagnosticado, mas chances o paciente tem de apresentar melhorias clinicas” ressaltou.  

De acordo com o coordenador do curso de enfermagem, Elzo Vieira, a Ação do Xô Preconceito faz parte da responsabilidade  social da instituição que visa acabar com posturas preconceituosas e esclarecer situações para mudar o pensamento social sobre determinado assunto.  “ A faculdade inseriu a saúde do homem, justamente para acabar com esse preconceito sobre os exames em combate ao câncer da próstata e outras doenças masculinas, é muito importante inserir os alunos nessas campanhas”, destacou.

 

Comentários