Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Nova espécie de aranha ganha nome de pesquisador da UNAMA

Coordenador do Laboratório de Pesquisas da Instituição encontrou, junto com estudantes, o novo exemplar que é peçonhento, nômade e de hábitos noturnos
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 07/12/2020 - 16:24
O Laboratório de Pesquisa Zoológicas da UNAMA – Centro Universitário da Amazônia em Santarém, no Oeste do Pará, comemora a homenagem realizada pelo Instituto Butantan ao coordenador do laboratório e pesquisador Hipocrates Chalkidis, que foi agraciado com seu sobrenome à uma nova espécie de aranha, Centroctenus chalkidisi. A aranha foi encontrada durante um curso prático na Floresta Nacional do Tapajós, em 2018, por estudantes da UNAMA e pesquisadores do Instituto.    
 
A aranha pertence à família das caçadoras errantes, ou seja, aranhas nômades de tamanho médio, medindo aproximadamente 16 mm de comprimento, e sem produção de teia. Segundo o biólogo, as novas espécies podem receber nome de pessoas e locais, e destaca a importância dessa titulação. “De acordo com o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, é permitido homenagear pessoas e locais, mas geralmente as novas espécies recebem nome de determinada localidade, justamente onde ela foi encontrada. Para minha surpresa, meu sobrenome foi escolhido para nomear a nova espécie, encontrada na Flona do Tapajós”, explicou Hipocrates.  
 
Para chegar até o reconhecimento da nova espécie, os pesquisadores do Instituto Butantan realizaram estudos, que passaram por processo de análise e verificações na tentativa de identificar a espécie nos registros. A descoberta foi publicada na revista científica Zootaxa, com o artigo “Six new species of the spider genus Centroctenus Mello Leitão from the Neotropical region (Ctenidae, Cteninae)" (No português livre "Seis novas espécies do gênero de aranha Centroctenus Mello-Leitão da região Neotropical), onde o autor principal, Antônio D. Brescovit, destacou a peculiaridade da espécie, exclusiva desta região da Amazônia.  
 
Chalkidis acredita que na região existem outras espécies que ainda precisam ser descobertas. “A nossa região é riquíssima e temos uma fauna muito diversificada, por isso ao passar esta fase de descoberta, nós vamos em busca de mais informações, ou seja, a tendência é incrementar mais viagens e atividades em campo, até porque este é um diferencial que nossos acadêmicos de Biomedicina e Medicina Veterinária têm durante o curso na UNAMA”, reforçou o biólogo.   
 
Histórico do Pesquisador   
 
Hipocrates Chalkidis é especialista em anfíbios e répteis, e trabalha como pesquisador na Amazônia há 20 anos, é curador das coleções científicas, coordenada os cursos de graduação em Biomedicina e Ciências Biológicas da UNAMA. Também é professor substituto no curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Publicou artigos em periódicos especializados e faz parte do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santarém. Além de coordenar os cursos, é responsável pelos trabalhos em ecologia de comunidades de serpentes na região amazônica e com animais peçonhentos da região do Baixo Amazonas. Ele montou, no Laboratório de Pesquisas Zoológicas do Centro Universitário da Amazônia, a Coleção Científica Herpetológica, com parcerias entre Instituto Butantan e Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.  
 
Sobre a UNAMA  
 
Com 35 anos de história em Santarém, a UNAMA é referência na Educação de Ensino Superior proporcionando à região valores e experiências profissionais a todos seus egressos, garantindo avanços e qualificação a toda região do Oeste do Pará. O Centro Universitário, a partir de 2014, foi adquirido pelo grupo Ser Educacional, aumentando o número de cursos ofertados para o polo universitário santareno e conquistando amplo reconhecimento por parte dos alunos e da comunidade paraense. 
 
O Laboratório de Pesquisas Zoológicas (LPZ) da UNAMA representa uma excelente base de dados para o estudo de anfíbios e répteis da região, proporcionando conhecimento da diversidade local, e é uma ferramenta poderosa para a formulação de políticas públicas, além de auxiliar em estudos ambientais.  A Instituição possui a maior a Coleção herpetológica da linha de pesquisa em Herpetologia da Amazônia, mantida por uma instituição privada no Brasil.

Comentários