Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


No Dia Internacional da Abolição da Escravatura, confira 8 expressões racistas que devemos abolir do vocabulário

O racismo é um processo histórico que foi naturalizado no nosso cotidiano, sendo comum reproduzirmos falas que parecem inocentes, mas que na verdade, possuem uma origem discriminatória
Por: 02/12/2022 - 16:46
Freepik
Discriminação racial também está presente na nossa linguagem
Escrito por: Thaynara Andrade
 
Foi instituído neste dia 2 de dezembro pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Abolição da Escravatura, prática desumana que devastou diferentes povos ao longo da história. No Brasil, esse sistema foi estabelecido pelo colonialismo português, que foi responsável pela opressão dos povos indígenas e africanos. 
 
Por ser um processo histórico, o racismo oriundo da escravatura ainda ressoa em diferentes âmbitos da sociedade como, por exemplo, no mercado de trabalho, nos relacionamentos, no sistema judicial e também na linguagem. Isso ocorre porque a própria formação da sociedade brasileira foi desenvolvida sob uma estrutura de hierarquia racial.
 
No campo da linguagem, esse racismo poderá vir de forma naturalizada, em palavras e expressões que historicamente foram usadas em contextos de discriminação, mas que hoje se tornaram corriqueiras no nosso vocabulário. Assim, para combater o preconceito e as marcas da escravidão, se torna essencial conhecer e apagar esses termos do nosso dia a dia. 
 
Por isso, hoje, a UNAMA selecionou oito expressões que foram usadas em contextos racistas e que devem ser esquecidas do nosso vocabulário. Confira: 
 
Ovelha negra
 
A expressão “Ovelha Negra” é muito utilizada para se referir às pessoas consideradas ruins dentro de um núcleo familiar, são aquelas pessoas desrespeitosas, que causam confusões e por isso devem ser tratadas com afastamento e até mesmo rejeição. 
 
O racismo dessa frase acontece porque o termo “negro” é utilizado em contraste as pessoas boas que são membros dessa família, que merecem o respeito e podem ser consideradas as “ovelhas brancas”.
 
Inveja branca
 
Essa expressão é racista pelo fato de utilizar a palavra “branca” como uma forma de amenizar o sentimento negativo da inveja, de modo que aquilo que é branco é enquadrado como algo bom ou menos pior do que o negro.
 
Dia de Branco 
 
Ainda muito utilizada pelas pessoas em frases como “vou descansar que amanhã é dia de branco”, essa expressão é racista por se referir aos dias úteis da semana em que as pessoas trabalham como dia de branco, o que sugere que a população negra é preguiçosa. 
 
Da cor do pecado
 
O termo “Da cor do pecado” é usado como uma forma de elogio para as pessoas negras, mas na verdade, possui uma conotação problemática. Sendo até título de novela, essa expressão é fruto da hipersexualização dos corpos negros e principalmente das mulheres negras que são tratadas como objeto de sexual.
 
Feito nas coxas
 
Esse termo é um dos mais antigos e remete ao tempo da escravatura em que os escravos africanos produziam telhas e argilas feitas em suas coxas, materiais esses que ficam de formas diferentes por conta da diferença dos corpos. 
 
Ao passar dos anos a expressão “feito nas coxas” passou a ser usada para se referir a trabalhos mal feitos. 
 
Negra de beleza exótica ou traços finos 
 
Mais uma expressão usada como forma de “elogio”,  chamar alguém de outra cor de exótico não tem nada de positivo, sendo na verdade uma forma de discriminação, já que coloca a  beleza branca como o que é “comum” ou “ideal”.
 
Doméstica
 
Por mais que atualmente seja tão inserida no vocabulário brasileiro ao ponto de nem se cogitar sua origem, o termo “doméstica” é sim uma palavra racista porque era usada para se referir às escravas negras que trabalham dentro da casa das famílias brancas. 
 
O nome vem de “domesticada” e foi usado para se referir às mulheres negras, porque a população afrodescendente nessa época era considerada selvagem, mal educada e até mesmo animais, assim para que eles trabalhassem na casa grande, seria preciso “domesticá-los.” 

Comentários