Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


No Dia do Arquiteto, conheça a profissão que dá ‘vida’ às cidades

Arquitetura e Urbanismo é a área responsável por idealizar, projetar e auxiliar na construção de espaços internos e externos
Por: Camilla de Assis 15/12/2016 - 10:32
Dia do Arquiteto
O dia do Arquiteto é comemorado em homenagem à Oscar Niemeyer
A arquitetura é uma função extremamente importante na construção, restauração e idealização de espaços com foco na otimização das necessidades do uso humano. A profissão é a responsável por dar formas às fachadas de prédios e casas, dar vidas aos espaços internos e externos, e ainda reformular paisagens urbanas.
 
Nesta quinta-feira (15), é comemorado o Dia do Arquiteto. A data é origem de uma homenagem feita a Oscar Niemeyer, que completaria em 2016 108 anos. Os profissionais dessa área estudam durante cinco anos para obterem a melhor capacitação possível e contribuírem com a cidade por meio das construções urbanas. Eles podem atuar não somente na projeção de residências, mas também em grandes construções, como hospitais, indústrias, escolas, shoppings, entre outras.
 
Quando sai da instituição de ensino superior, o arquiteto está pronto para seguir uma das várias ramificações da profissão. Seja voltado para as áreas do urbanismo, patrimônio histórico, empreendedorismo, sustentabilidade ou paisagismo, o profissional deve ter carga horária de de seis a oito horas diárias, com remuneração a partir de seis salários mínimos. 
 
Arquitetura e Urbanismo x Design de Interiores
É preciso diferenciar as funções de cada profissional nesses dois cursos. Se por um lado ambos trabalham com a configuração interna dos móveis para que sejam atraentes, confortáveis e funcionais, o arquiteto faz o planejamento essas peças, bem como define os materiais a serem utilizados para a produção.
 
Já o design de interiores é responsável pelo arranjo ambiental desses móveis,como dos demais objetos. a ordenação harmoniosa do local fica a cargo desse profissional. O trabalho dele está intimamente ligado ao do arquiteto, porém se diferem na base da concepção dos móveis.
 
Arquitetura e Urbanismo x Engenharia Civil
Se por um lado um arquiteto tem a função de dar “vida” às casas e prédios, o engenheiro civil está designado a realizar as construções de maneira mais segura e racional. Ou seja, uma profissão realiza o complemento da outra. Uma parede em um apartamento pensado por um engenheiro civil pode se tornar de vidro, caso o arquiteto ache harmonia no ambiente e funcionalidade para isso.
 
Parabéns à todos os profissionais de Arquitetura e Urbanismo!
 
Marque aqui nos comentários seu amigo e sua amiga que tem a habilidade de "dar vida" às cidades! 

 

Comentários