Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


No aniversário de 265 anos de Macapá, conheça 6 curiosidades sobre a cidade

A capital do Amapá possui monumentos históricos e vivencia fenômenos naturais por conta da sua localização geográfica
Por: 03/02/2023 - 11:03 - Atualizado em: 04/02/2023 - 11:00
Monumento do Marco Zero de Macapá - @bruno_sc_tavares

Escrito por Thaynara Andrade

Neste dia 4 de fevereiro a cidade de Macapá, capital do Amapá, comemora seus 265 anos de história. Para celebrar esse momento, vamos trazer 6 curiosidades para você conhecer um pouco mais sobre essa região tão rica em eventos históricos e diversidade. 

1 - Linha do equador

A primeira curiosidade é que Macapá é a única cidade brasileira cortada pela linha do equador. 

Por causa disso, os habitantes podem vivenciar o equinócio, fenômeno no qual os raios solares incidem sob a linha do equador, de maneira que tanto o dia quanto a noite tem 12 horas de duração.

2 - Estádio Zerão 

Essa divisão da linha do equador também entra em evidência no estádio de futebol Zerão, na qual metade do espaço fica no hemisfério sul e a outra metade no hemisfério norte. 

3 - Fortaleza de São João do Macapá

Um dos principais pontos turísticos da cidade, a Fortaleza de São João do Macapá é considerada uma das maiores fortificações do país e foi construída por índios e negros escravizados para impedir a invasão francesa. 

4 - Rio Amazonas 

O maior rio em volume do mundo também privilegia a cidade de Macapá com suas águas que cortam tanto a cidade quanto às regiões em volta. Assim, uma das atividades turísticas mais frequentes são os passeios de barcos e banhos nas margens do rio. 

5 -Imagem de São José 

Em meio ao rio da orla de Macapá, foi colocada uma imagem de São José em cima da Pedra do Guindaste. Quando a maré está baixa é possível que os visitantes observem toda a estrutura do padroeiro da cidade.

6 - Festa Tradicional

A festividade mais tradicional de Nazaré é o Círio de Nazaré e costuma reunir cerca de 300 mil pessoas por ano.

Comentários