Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Neste dia do Neuropsicopedagogo, conheça mais sobre essa área multidisciplinar

Essa ciência mistura diferentes áreas do conhecimento para tratar as dificuldades de aprendizagem das pessoas
Por: 06/12/2022 - 15:00 - Atualizado em: 06/12/2022 - 16:00
Essa profissão tem grande papel para o desenvolvimento educacional

Hoje é comemorado o Dia do Neuropsicopedagogo, profissional que reúne diferentes áreas do conhecimento como psicologia, pedagogia e neurociência para ajudar as pessoas com dificuldades no aprendizado. Ficou interessado nessa profissão, mas não sabe o que ela faz? Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o curso de neuropsicopedagogia.

O que é a Neuropsicopedagogia? 

Segundo Anderson Borges, que é neuropsicopedagogo clínico, institucional e professor da Unama, a Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar fundamentada em conhecimentos da neurociência aplicada à educação. Assim o seu objeto de estudo “é a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional''.

Além disso, o profissional complementa, “a neuropsicopedagogia preocupa-se em  compreender o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque os processos que envolvem a aprendizagem humana dentro de sua neurodiversidade.”

Qual é a diferença entre Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia?

A neuropsicopedagogia é uma ciência derivada da psicologia e da pedagogia, de modo que une conhecimentos das duas áreas. Por serem áreas correlacionadas e por vezes atuarem de forma conjunta, é fácil confundir essas profissões. Para a Unama, o docente esclareceu quais as diferenças desses dois campos:

“A psicopedagogia tem foco na assimilação e construção do conhecimento humano, ou seja, essa ciência busca entender como aprendemos desde que somos recém-nascidos até a fase adulta, identificando problemas que podem ser dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Além disso, ajuda na busca de alternativas para melhoria desse processo de ensino.”

No caso da neuropsicopedagogia, Anderson enfatiza o foco no estudo cognitivo, “essa ciência investiga áreas do cérebro que projetam as habilidades necessárias  para o pleno desenvolvimento cognitivo do paciente. Também relaciona as dificuldades cognitivas às interações de comportamento, ajudando a criar estratégias de estimulação cerebral para que o paciente desenvolva suas estratégias de autoaprendizagem.”

Qual a formação necessária para se tornar um Neuropsicopedagogo?

Como não há uma graduação de neuropsicopedagogia, é necessário que o estudante se especialize para exercer essa profissão.  Segundo o docente, “Para atuar na área é preciso ter graduação na área da saúde ou educação, como nas próprias áreas de pedagogia e psicologia, para então se realizar a pós-graduação em Neuropsicopedagogia.”

Além disso, Anderson destaca a importância de se associar à Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp ), para exercer a profissão. 

Quais são as áreas de atuação? Quem o Neuropsicopedagogo atende?

De acordo Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp), o neuropsicopedagogo pode atuar de forma institucional, clínica ou hospitalar, confira a explicação do professor da Unama, sobre a atuação desse profissional no mercado de trabalho: 

“O profissional pode atuar na área institucional como escolas e na área clínica no âmbito terapêutico e hospitalar com equipe multidisciplinar. O público alvo do atendimento pode ser crianças, adultos e idosos com ou sem deficiência e ou atraso no neurodesenvolvimento que apresente relação com dificuldade no seu processo de aprendizagem. “, finaliza.

Ficou interessado nessa área? Na Unama, você pode começar o seu caminho para se tornar um neuropsicopedagogo com o nosso curso de pedagogia que conta com excelentes professores e uma matriz curricular completa para formar os melhores profissionais.


 

Comentários