Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Não deixe seu sonho pra depois! Veja dicas para concluir a sua faculdade

Por: 27/05/2022 - 16:49
Não deixe seu sonho pra depois! Veja dicas para concluir a sua faculdade
Foto: Pixabay

Por Lara Tôrres

Os desafios que estudantes enfrentam no caminho até a conquista do diploma não terminam com a aprovação no vestibular, nem se limitam às questões diretamente ligadas ao aprendizado. 

Permanecer em um curso superior pode ser até mais difícil que iniciá-lo por diversos fatores de ordem financeira, familiar, emocional e de saúde, para citar alguns desses elementos. 

Tal dificuldade se reflete em números: os anos de 2020 e 2021 foram recordistas nas taxas de evasão de alunos de cursos superiores ofertados por instituições privadas de ensino. No último ano, 3,42 milhões de estudantes deixaram seus cursos, valor que representa 36,6% do total de alunos. 

O percentual é um recorde na série histórica iniciada no ano de 2014. Pior que isso, vem crescendo de modo ininterrupto desde o ano de 2017, quando o percentual de evasão era de 30,3% dos estudantes. Os dados foram divulgados pelo Semesp, instituto que representa as mantenedoras do ensino superior no Brasil.

Taxa de evasão estudantil no ensino superior privado no Brasil - Presencial e EAD (%)

2014: 28,9%

2015: 29,8%

2016: 31,7%

2017: 30,3%

2018: 31,8%

2019: 32,4%

2020: 37,2%

2021: 36,6%

Para ajudar estudantes que precisaram abandonar os estudos por algum motivo de força maior, conversamos com a pró-reitora adjunta de ensino da UNAMA, Eva Franco, que trouxe 10 ótimas dicas de como retomar - e finalmente concluir - a sua graduação e pegar o tão sonhado diploma! Confira a seguir:

1 - Refletir sobre as possíveis saídas de financiamento para as mensalidades pode ajudar estudantes que passam por dificuldades financeiras. Empréstimos, bolsas de estudos, programas governamentais de apoio aos estudantes, como Fies e Prouni podem ajudar a tornar o custeio do curso (e gastos que ele acarreta - possível.

2 - Acompanhar, nos sites e ambientes virtuais da instituição, campanhas de promoções relâmpago lançadas também é um meio. Uma delas pode tornar possível superar sua necessidade.

3 - Traçar um plano a médio prazo para “apertar o cinto” dos gastos por alguns anos também é importante. Não esqueça nunca que, após sua formatura, a situação financeira deverá ficar “mais folgada” com seu ingresso no mercado de trabalho com a escolaridade mais elevada.

4 - Se você tiver dificuldades ligadas à questão familiar, converse com o(a) coordenador(a) do seu curso e verificar as possibilidades existentes para encontrar um meio que te permita conciliar as suas necessidades familiares com as aulas e atividades. Por exemplo: outro formato de curso, de horário, EAD, etc. 

5 - Também é importante, nesse momento, identificar possibilidades de trabalho ao seu redor e focar no seu objetivo sem se afastar de pessoas fundamentais para acreditar e vencer. Professores, colegas estudiosos, rodas de conversa acadêmica, ligas, estágios e ações de responsabilidade social te ajudará a ter uma boa rede de contatos profissionais, além de te proporcionar apoio em momentos difíceis. 

6 - Pedir ajuda de seus coordenadores para montar um plano de estudos possibilitará a recuperação do tempo perdido e será de grande ajuda para você seguir crescendo e avance até o final do seu curso. 

7 - Frequentar bibliotecas e ambientes virtuais de aprendizagem, participar de eventos gratuitos e programas de iniciação científica são ótimos meios de melhorar seu currículo e proporcionar uma experiência de aprendizado mais completa, que lhe permitirá ter resultados acadêmicos melhores e mais oportunidades de estudos e trabalho.

8 - Estabeleça imediatamente, o pensamento no TCC: escolha o tema que te agrada, pense na execução do trabalho de maneira que se encaixe no seu prazo e na sua vida extra-classe. Preparando o projeto e começando o trabalho com antecedência, você evita atrasos e reduz as chances de uma nova evasão justo a reta final.  

E você? Está pensando em retomar os estudos? Ponha essas dicas em prática para vencer suas dificuldades e corra para conquistar o seu diploma! Conte com a UNAMA!

 

Comentários